Não são poucos os integrantes da política partidária que fazem juras de amor pela Baixada Maranhense, em especial para Pinheiro, a principal cidade da região. Essa paixão cantada, alardeada e pregada por parlamentares, em ano eleitoral, chega a comover, mas nada além de palavras levadas pelo vento ou lavadas da oratória, após os resultados das urnas.
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A Baixada Maranhense, com toda sua imensidão e importância econômica e política, nunca ganhou a atenção necessária para o seu desenvolvimento social e humano. E quem mais sofre com tanto descaso e desinteresse é a população das dezenas de “municípios baixadeiros”.
Dona de imensuráveis belezas naturais, contudo, com o direito de ir e vir das pessoas comprometido por falta de infraestrutura e logística, a Baixada Maranhense, mesmo fazendo fronteira com a Ilha de São Luís, onde está situada a capital do Maranhão, parece ser um lugar distante e de difícil acesso.
Não por acaso, a travessia marítima para a região, por meio de ferry-boats, é deplorável, rudimentar e insegura. Já a rodovia MA-014, principal corredor terrestre da Baixada, é o que se pode chamar de aventura rodoviária, devido às péssimas condições da estrada. O aeroporto de Pinheiro, por sua vez, inaugurado com toda pompa pelo então presidente da República José Sarney, filho ilustre do lugar, virou acampamento de búfalos e de outros quadrúpedes.
Enfim, entrar ou sair da Baixada Maranhense por terra, por mar ou por ar é o maior dos desafios para moradores, visitantes, negociantes e investidores. Só é fácil para a classe política que posa em aeronaves nas fazendas particulares da região para seguirem à busca da popularidade e caça de votos, nas temporadas eleitorais.
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Empresa paraense faz “garibada” em ferryboat para operar na travessia
A empresa paraense Celte Navegação, vencedora do certame para explorar o serviço de travessia marítima entre a Ponta da Espera, em São Luís e Cujupe, em Alcântara, está se preparando a todo vapor. Informações dão conta que, pelo menos duas embarcações estão sendo adequadas para que sejam transformadas em ferryboat e fazer o percurso das viagens entre a Ilha e a Baixada Maranhense e vice-versa.
Os “novos” ferrys estão recebendo serviços de lanternagem e pintura para dar uma boa impressão aos usuários. A empresa quer garantir embarcações modernas e aptas a oferecer segurança e conforto aos passageiros e para o embarque e desembarque de caminhões, carretas e veículos de pequeno porte. O serviço de lanternagem, popularmente chamado de “guaribada” está sendo realizado em Icoaraci, um dos oito distritos de Belém do Pará.
Vale dizer que a precariedade nesse serviço de travessia marítima tem se agravado e provocado transtornos a cada dia. Hoje e amanhã, por exemplo, a Serviporto não estará operando, pois o ferry Cidade de Araioses está parado para manutenção. Enquanto isso, usuários, proprietários de vans e ônibus e de todos os tipos de veículos estão parados no Poro do Cujupe, a espera que alguém tome uma providência. Walkir Marinho.
Duas promessas de campanha de Flávio Dino no primeiro mandato.
Ele foi capaz de não cumprir, e de deixar pior do quer recebeu.
1- Ele disse que ia acabar com a penúria nas filas de espera para atravessar de ferry boat. Ele não fez e hoje nem passagem agente consegue comprar.
2- Ele ia acabar com as procissões de ambulâncias vindo do Interior para a capital. Não resolveu e ainda deixou pior. Antes dele ser governador, era visto duas ou três ambulâncias no ferry, hoje eu já vi até 8 ambulâncias dentro de um ferry.
E para completar, ele ainda quer eleger o sucessor e se eleger Senador. Me compra um 🐐
O povo do Maranhão não aprende mesmo! Onde já se viu o comunismo trazer algum tipo de melhoria ou bem estar para a sociedade como um todo… Onde quer que ele tenha passado, o estrago é sempre grande! A conta não fecha. Se alguém tiver noticia de algum exemplo onde o comunismo deu certo, que me avise!
cade os deputados que dizem ser da baixada?