Vereador de Viana preso pela Polícia Federal pede licença e suplente vai assumir esta semana

Os advogados do vereador Gutemberg Moraes, da cidade de Viana, entraram nesta segunda-feira (11) com um pedido de licença por 30 dias na Câmara Municipal. Ele está detido desde o dia 17 de março, após uma ação da Polícia Federal que investiga fraudes no Segura Defeso no Maranhão e outros estados.

Gutemberg e Manoel Filho

Com isso, quem assume o mandato é o suplente do PSDB, o agente de trânsito Manoel Filho, que obteve 227 votos na eleição de 2020 e foi o 41º candidato mais votado em Viana. Ele assumirá até a volta do vereador Gutemberg, que está recorrendo da decisão que mandou prendê-lo.

A informação foi confirmada ao blog pelo presidente da Câmara Municipal de Viana, vereador João de Marcos. Gutemberg se candidatou pela primeira vez nas eleições passadas e obteve 261 votos, sendo o 15º candidato eleito.

O blog não conseguiu contato com os advogados do parlamentar alvo da polícia, mas fica a disposição para qualquer nota.

O caso

Em março, a Polícia Federal do Pará realizou uma operação no Maranhão e outros estados para investigar uma fraude bilionária no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), conhecido como Seguro Defeso. A suspeita é que existe uma associação criminosa que teria desviado aproximadamente R$1,520 bilhão em pagamentos de benefícios a solicitantes de 1.340 cidades, segundo a PF.

Segundo a PF, as investigações para a operação Tarrafa iniciaram em 2020, quando um grupo de trabalho foi montado para apurar suspeitas de fraudes cometidas na inserção dos dados no registro geral do pescador. Depois disso, era feito pedido de deferimento do benefício previdenciário. Ao menos 102 certificados digitais de identificação fraudulentos foram expedidos em nome de servidores públicos, de acordo com as investigações.

A PF disse que a organização criminosa agia da seguinte maneira: utilizava certificados falsos em nome de servidores; conseguiu gerar cerca de 436 mil pedidos de Seguro Defeso; envolvia cerca de 400 mil CPFs; e agia com ajuda de colônias, sindicatos e associações de pescadores. A PF informou que os crimes investigados estão estelionato, participação em organização criminosa , falsificação de documento público, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção passiva e corrupção ativa.

A prisão do parlamentar do município de Viana foi confirmada ao Blog do Jailson Mendes pela assessoria da PF do estado do Pará, pelas redes sociais. Outras duas pessoas da cidade também foram presas, mas uma conseguiu sua liberação logo em seguida por ter uma criança. No Maranhão, além, de Viana, foram presos pessoas de Igarapé do Meio, Matinha e Bela Vista do Maranhão.

2 respostas para “Vereador de Viana preso pela Polícia Federal pede licença e suplente vai assumir esta semana”

  1. Vocês que sempre receberão o seguro, nunca nem tendo pego uma sardinha na vida.
    Se segurem que cadeia vai arder no coro de vocês
    Em Olinda Nova vai uma cambada presa kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *