O suplente de deputado estadual José Benedito Pinto, mais conhecido como Jota Pinto, tomou posse na Assembleia Legislativa, em substituição ao titular da vaga, deputado Fábio Braga, que saiu de licença. O ato de posse aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (12), sob o comando do chefe do Parlamento maranhense, deputado Othelino Neto, que deu boas-vindas ao parlamentar.
“Seja bem-vindo de volta à Assembleia. Que Vossa Excelência exerça o mandato com a dedicação costumeira. Conte com todo o nosso apoio e com a estrutura da Assembleia para que possa exercer bem o seu trabalho”, frisou.
Em seguida, a sessão foi suspensa por 15 minutos para que Jota Pinto recebesse os cumprimentos dos parlamentares presentes. Ao ocupar a tribuna, ele externou sua alegria em poder voltar a assumir no Parlamento.
“Assumo com a mesma alegria de quando me elegi deputado, em 2010, e assumi em 2011. É uma responsabilidade muito grande estar aqui no lugar do Fábio, que é um deputado com muita experiência e que vem fazendo muito pelo Maranhão. Para mim, acima de tudo, é um momento de gratidão”, ressaltou Jota Pinto.
Perfil
José Benedito Pinto nasceu no dia 5 de novembro de 1964, no município de São João Batista (MA). Graduado em Administração de Empresas e Marketing Organizacional, é casado com Concita Pinto, que, atualmente, exerce mandato de vereadora na Câmara de São Luís.
Em 2004, Pinto foi candidato a vereador em São Luís pelo PAN e em 2008 pelo PR. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual pelo PR com 22.548 votos, sendo também eleito 2º Secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2011/2013. Foi funcionário da Alumar, no período de 1983 a 2005, e ocupou a Superintendência de Articulação Metropolitana. Posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano de São Luís, onde levantou a bandeira pela definição da Região Metropolitana da Ilha.
Foi vereador, presidente do Diretório Regional do PAN (Partido dos Aposentados) e presidente em exercício do Diretório Regional do PR (Partido da República), onde exerceu a função de vice-presidente. Nas eleições de outubro de 2018, disputou o mandato de deputado estadual abrigado no partido Patriota. Ficou como suplente da coligação “Todos pelo Maranhão”.
Que faça algo por essa cidade