Morreu nesta terça-feira (12) o mestre de cultura Clemente Domingos Pinheiro, conhecido popularmente como Mestre Mundoca, aos 82 anos. Ele era um dos mais antigos cantadores de boi do Maranhão e nasceu na cidade de São Bento, na Baixada Maranhense.
Mestre Mundoca, nasceu em 11 de novembro de 1939, em São Bento, onde, aos 14 anos, teve o primeiro contato com as brincadeiras de Bumba meu Boi. Foi para São Luís aos 17 anos para trabalhar (1956), onde conheceu Apolônio Melônio, que fundaria, em 1972, o tradicional Boi da Floresta.
O cantador esteve no Boi da Floresta desde a sua fundação, e de lá pra cá, mesmo cansado e com dificuldades para caminhar, não deixou de participar das brincadeiras ano após ano. Apaixonado pela cultura maranhense, o mestre recebeu o apelido carinhoso de ‘Mundoca’ em homenagem a um avô, que era chamado de ‘Doca’.
Em 2021, durante uma entrevista, já cansado e com dificuldades para caminhar, Mestre ‘Mundoca’ ainda arranjava forças para participar das brincadeiras do Boi, mesmo como espectador, de longe: “Todos os anos, eu faço questão de participar das brincadeiras. O Boi da Floresta faz parte da minha vida. Estou muito feliz com essa homenagem. E que bom que ainda estou vivo pra ver isso acontecer”, falou o mestre.
O cantador de toadas do Bumba meu Boi da Floresta de Apolônio Melônio, que arrastou multidões por quase 50 anos nos festejos juninos da capital e de cidades no interior do Maranhão, teve sua imagem foi graffitada, em 2021, no muro da sede do Sistema Mirante de Comunicação, na avenida Ana Jansen, no bairro São Francisco, em São Luís, que ganha novo cartão postal.