A promotora Karina Freitas abriu um procedimento administrativo para investigar uma contratação de um show do cantor Wesley Safadão pela prefeitura de Vitória do Mearim, comandada pelo prefeito Nato da Nordestina. O show deve acontecer este mês, durante o aniversário da cidade.
O procedimento foi aberto nesta sexta-feira (1), após denúncias chegada ao conhecimento da Promotoria de Justiça de que a prefeitura de Vitória do Mearim realizará evento festivo em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 24 deste mês, com a apresentação do artista Wesley Safadão e de que isso custaria grandes recursos dos cofres públicos.
A representante do Ministério Público disse que ‘é fato público e notório que o município de Vitória do Mearim enfrenta grande precariedade nos serviços de saúde, educação, saneamento básico, dentre tantos outros essenciais’ e que ‘diversos procedimentos administrativos, bem como foram ajuizadas pela promotoria várias ações judiciais referentes à adoção de políticas públicas por parte da gestão municipal, a fim de serem implementadas melhorias para a população de Vitória do Mearim’.
Ela elencou ações ajuizadas como reforma do matadouro, melhoria da estrada vicinal que dá acesso ao Povoado Juçaral das Margaridas, melhoria da estrutura da caixa d´água e da estrada de acesso ao Povoado Boa Esperança, melhoria na estrutura da Escola Municipal do Povoado Arroz, melhoria na estrutura da Escola Municipal do Povoado Ipixuna, construção de creche municipal e a correta destinação do lixo hospitalar do Hospital Municipal Kalil Moisés da Silva. “Há a necessidade de verificação da disponibilidade financeira do município na realização de evento de tal porte, o que chega a causar espanto especialmente em razão do quadro real de precariedade acima descrito”, destacou.
Ainda segundo a promotora, a Administração Pública deve adotar medidas que visem a atender ao interesse da coletividade, o que passa pela responsabilidade quanto aos gastos públicos. “É fato de conhecimento público a lamentável rotina de altos gastos que alguns pequenos municípios costumam fazer em matéria de festas e eventos, de forma totalmente alheia aos problemas reais da população, cujos gastos acabam se tornando instrumento para alavancar a popularidade pessoal dos gestores, não tendo impacto coletivo relevante, seja econômico, seja, muito menos, social, sendo, na prática, apenas um instrumento de marketing em detrimento e às custas do erário, o que nada mais é do que a reiteração da velha fórmula romana ‘pão e circo’, comentou.
Por fim, Karina Freitas resolveu instaurar um procedimento administrativo com o objetivo de apurar a suposta aplicação irregular de verbas públicas em evento festivo desarrazoado, com grande gasto de recursos, em detrimento de outras políticas públicas imprescindíveis e mandou que Nato da Nordestina entregue informações sobre o procedimento licitatório foi adotado para a contratação dos eventos que serão realizados no dia 24, informações obre a contratação do cantor, informações específicas de como e em que valor serão custeados os gastos acessórios ao eventos e informações acerca de como está a atual disponibilidade financeira do município para a realização de evento dessa magnitude, além de seja informado se existe decreto de emergência ou calamidade pública vigente no município.
Nato tem um dia útil para entregar as informações. O blog não conseguiu contato com o prefeito para comentar a ação. Vejam abaixo o procedimento aberto.
Essas intervenções do MP não servem de nada. A única coisa que serve é a parte midiática, o resto, nada.
O ministério público, deve condicionar a liberação do show, desde que o cachê do artista fique as expensas do prefeito.
Me poupe, esses shows geralmente denotam propaganda em pró do prefeito e sua corja!
A prefeitura deve valorizar para esses eventos os artistas da terra, tem várias bandas e cantores excelentes na região e no estado do Maranhão como um todo e que o cachê é bem menor do que é pago para esses artistas nacionais que só cantam umas 2 horinhas e levam da cidade mais de 500 mil, dinheiro público que precisa ser aplicado em diversas melhorias para a cidade. É isso mesmo, as finanças devem ser aplicadas de forma correta. População de Vitória do Mearim fiquem de olho nas finanças do município é dinheiro da população, cobrem mesmo!
Sim, então, digas isso para população da cidade, digas isso para os jovens e para os amantes do forró, pra você ouvir um esculacho…! Deixem o Prefeito ADMINISTRAR a cidade a qual ele foi eleito para isso…!!! Solta o SOOOOOOMMMMMMM!!!! O momento é de festa!!! Afinal, estamos saindo também de uma pandemia “miserenta” que seifou a vida de muitas pessoas!! Vitória do Mearim ANIVERSÁRIA, mas quem também
ganha presentes somos nós população do nosso município, da nossa Vitória do Mearim!!! SOLTA O SSOOOOMMMMMM!!!!!!!!