Nesta quarta-feira (23), associações de nove cidades da Baixada Maranhense realizaram a assinatura de novos contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). O evento foi realizado em Matinha e contou com o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, prefeitos, vereadores e presidentes das organizações beneficiadas.
Durante a solenidade, 37 associações dos municípios de Arari, Cajari, Cajapió, Matinha, Viana, Penalva, Olinda Nova, Vitória do Mearim e São João Batista assinaram contratos, que somam R$ 1.091.805,02 para a compra dos produtos dos agricultores familiares. Os prefeitos Carrinho, Mecinho, Linielda e Constâncio Souza participaram das solenidades.
Entre os beneficiados estão duas associações de São João Batista, assistidas pelo zootecnista e representante da Agerp na cidade, Nélio Freitas: a Associação Renascer das Quebradeiras de Coco do povoado Enseada dos Silva, representados por Dona Maria do Socorro Silva e Dona Maria José, e a Associação Beneficente do povoado Romana, presidida por Raimundo José Duarte Martins. O secretário da SAF, Rodrigo Lago, destacou a importância do Procaf no combate à fome e para o desenvolvimento da agricultura familiar.
“O Procaf faz parte do Programa Comida na Mesa e é executado com muito compromisso pela SAF. É uma ação que compra a produção dos agricultores familiares e doa para famílias que mais precisam e que são atendidas pelas redes socioassistenciais dos municípios. Então, essa ação aqui em Matinha mostra que estamos no caminho certo”, frisou o secretário.
Zeca do Cajá, presidente da associação quilombola do povoado Cajá, do município de Matinha, declarou que a ação é uma bênção e um grande incentivo para os agricultores familiares, pois quem produz também quer mercado para comercializar a produção. “A assinatura desse contrato do Procaf com a nossa associação e com as associações dos agricultores familiares de outros municípios da região é uma bênção para todos nós. Ficamos agradecidos ao governador Flávio Dino e ao secretário Rodrigo Lago por essa iniciativa de fortalecer a agricultura familiar da nossa Baixada”, declarou o agricultor.
O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pela SAF, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação, o que auxilia as famílias de maneira rápida a comercializarem a produção. Além de fortalecer o setor, o Procaf contribui para enfrentamento da fome, com a doação dos alimentos para as redes socioassistenciais dos municípios maranhenses, garantindo renda para as famílias rurais e segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Esses agricultores tem que ficarem de olhos bem abertos,não aceitar propostas pra notas frias do prefeito,olhem o que está acontecendo com os prefeitos da região,vcs não tem muita estrutura pra isso.Cuidado com a polícia Federal