Chuvas fortes voltam a deixar casas e estabelecimentos alagados em São João Batista e Olinda Nova do Maranhão

As fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas deixaram casas e estabelecimentos comerciais alagados em São João Batista e Olinda Nova do Maranhão. Além disso, muros foram destruídos e alguns moradores estão desabrigados.

Chuvas na Baixada Maranhense

Em São João Batista, o problema dos alagamentos na avenida ‘Getúlio Vargas’, entre a Igreja Universal e a escola ‘Deputado José Ribamar Dominici’ continua, causada pelos bueiros entupidos. Pelas redes sociais, os moradores e donos de estabelecimentos comerciais divulgaram vídeos da situação.

Já em Olinda Nova do Maranhão, diversas pessoas relataram terem suas casas invadidas pela água que caiu nas últimas 24 horas. Nas regiões do Bairro Novo, Gameleira, São Benedito e outros povoados um murro de uma residência foi derrubado, um poste interditou uma estrada vicinais e casas foram invadidas pela água.

As fortes chuvas registradas nas últimas semanas, no Maranhão, têm causado transtornos aos moradores dos municípios situados na Baixada Maranhense e a região é apontada como uma das mais atingidas pelos temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia alertou para os riscos de chuvas intensas, durante as próximas horas, no estado.

Segundo o Inmet, durante esse período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Outro lado

A Prefeitura de Olinda Nova informou que após as fortes chuvas e ventanias registradas nesta madrugada e que causaram diversos pontos de alagamentos, além de estragos na rede elétrica em algumas áreas, já mobilizou a equipe para iniciar os reparos necessários.

A Secretária de Assistência Social também foi acionada e está fazendo o levantamento das famílias que precisam de assistência. Além das equipes da Prefeitura, a empresa Equatorial, responsável pela rede elétrica, já foi acionada para recuperação dos postes derrubados pelos fortes ventos.

Recentemente, em conversa com o blog, o secretário de Obras e Infraestrutura do município de São João Batista, Leandro Feitosa, informou que a prefeitura da cidade tem feito alguma intervenções para melhorar o acesso e escoamento da água no local citado pela matéria, mas disse que a pasta irá fazer mais ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *