Quase 400 pessoas estão desabrigadas na cidade de Pedro do Rosário, após fortes chuvas que caíram desde a terça-feira (15). Em decorrência disso, o prefeito Toca Serra declarou Estado de Calamidade Pública e conseguiu a aprovação e criação, na Câmara de Vereadores, da Defesa Civil Municipal.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão chegou ontem na cidade e realizou uma vistoria técnica. A bordo de uma aeronave do Centro Tático Aéreo, a equipe do Corpo de Bombeiros, liderada pelo Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Amorim, pode confirmar a magnitude do evento para dimensionar os danos ocorridos na cidade. Aproximadamente 100 famílias foram afetadas e um trecho da MA-006 foi interrompido.
Na oportunidade, foi realizada reunião com o prefeito Toca Serra, vereadores e secretários, com o objetivo de alinhar as ações que devem ser tomadas pelo poder público no sentido de minimizar os prejuízos às vítimas. Em sessão extraordinária nesta quarta-feira (16) os vereadores da cidade de Pedro do Rosário votaram e aprovaram projeto de lei do Executivo que cria a Defesa Civil Municipal.
A pressa na aprovação se deu pela necessidade desse órgão em um momento como esse que o povo da cidade passa. As fortes chuvas na noite anterior resultou em vários pontos de alagamentos, além de deslizamentos e crateras em rodovias que dão acesso à cidade. Toca Serra decretou estado de calamidade e busca apoios para enfrentar a trágica enchente que assola a cidade. O prefeito montou uma força tarefa e disponibilizou locais para apoio e estadia dos desabrigados.
A forte chuva dos últimos dias acabou causando alagamentos em várias áreas da cidade, desabrigando inúmeras famílias. As estradas do município estão interditadas, inclusive as rodovias que ligam Pedro de Rosário às cidades vizinhas. O Rio Campinima, afluente do Rio Pericumã, acabou transbordando, prejudicando ainda mais Pedro de Rosário, quando alagou um trecho da MA-006, estrada que dá acesso ao município de Zé Doca.
“Decretei estado de calamidade e busquei apoios para enfrentar a trágica enchente que assola a cidade. Foi montada uma força tarefa e disponibilizado locais para apoio e estadia dos desabrigados com todo apoio necessário”, disse Toca Serra, que iniciou a distribuição de cestas básicas aos atingidos pelas chuvas.
Além das ações dos governos, moradores também estão ajudando, com campanhas, vaquinhas e doações aos atingidos. Moradores também estão fazendo uma campanha nas redes sociais para ajudar as vítimas das enchentes e estão pedindo recursos financeiros para comprar materiais de extrema necessidade neste momento. Os que puderem ajudar podem usar os seguintes números: 984978015 ou 991424324.
Fotos tiradas pelo CTA mostram a situação na cidade. Vejam…