Na próxima quinta-feira (17), haverá uma reunião convocada pela Superintendência de Turismo do Sebrae Maranhão sobre a atividade turística, CADASTUR, para a volta do município de Viana ao Mapa Nacional de Turismo, no Polo de Turismo da Baixada. O CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

A Prefeitura de Viana tem manifestado forte interesse em fomentar o turismo na cidade, esquecido nas últimas décadas. E o Sebrae tem sido o principal parceiro na tarefa de destacar os municípios da Baixada Maranhense, conhecida como “o Pantanal Maranhenses”, no roteiro turístico do estado. O trabalho iniciou, há alguns anos, com o mapeamento das potencialidades turísticas, com a identificação de mais de 40 pontos, entre bares, restaurantes e locais para visitação, navegação e contemplação na região.
A reunião será realizada na quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizado na Rua Dr. Castro Maia s/n, Centro, antiga “Casa Maria Leo”, próximo ao Ginásio de Esportes do município. Participarão representantes da Prefeitura, Associação Comercial, Conselho de Turismo, empresários, agentes de turismo, gestores municipais e demais interessados.
Polos turísticos – O Maranhão possui 10 polos turísticos, com 53 municípios cadastrados, cada um com seu potencial e grau de representatividade para o turismo, favorecido por vastos campos naturais, cerrados, babaçuais, lagos e rios que contemplam 14 municípios: Arari, Cajari, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Matinha, Monção, Pindaré Mirim, Penalva, São Bento, São Vicente de Ferrer, Viana, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário e Santa Inês.