Durante esta sexta-feira (25), a prefeitura de São Vicente Ferrer realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024. O evento foi realizado no auditório da unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e contou com a participação de crianças, adolescentes e autoridades.
O encontro teve a participação do prefeito Adriano Freitas; da primeira-dama Alyssone Soares; do presidente da Câmara Municipal, Professor Zeca, e dos coordenadores do projeto na cidade. As ações do programa são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O encontro serviu para a Comissão do Selo apresentar o diagnóstico da situação da infância e adolescência em São Vicente Ferrer e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, com a exposição de indicadores em áreas prioritárias para as crianças e adolescentes e resumo das ações executadas pela prefeitura nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania.
O Fórum, que contou com a participação de outras cidades, como São João Batista, é uma etapa obrigatória do programa do Selo Unicef. É o momento no qual são postas para aprovação as propostas de ações voltadas ao alcance dos indicadores determinados pelo Unicef no Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
“Hoje em nossa cidade é um momento muito importante, porque representa o trabalho que nós estamos fazendo na cidade voltado para essa temática. E quero aqui reafirmar o cuidado e atenção com esse tema, porque nós estamos construindo o futuro dessas nossas crianças, o amanhã da nossa sociedade, por isso a busca diária para que possamos ter os melhores serviços voltados às nossas crianças e adolescentes”, pontuou o prefeito Adriano Freitas.
O articulador municipal do Selo Unicef, Júnior Araújo, comentou o evento. “A nossa avaliação deste Fórum Comunitário do Selo Unicef é muito positiva. O evento veio confirmar aquilo que já iniciamos há alguns meses e planejar as novas ações, com apoio da gestão e da participação efetiva da sociedade”, pontuou.