Após protestos da categoria, Mecinho anuncia reajuste de 33,24% aos professores de São João Batista

O prefeito de São João Batista, Mecinho, acaba de anunciar que aplicará o piso nacional do magistério, de 33,24%, ao salário dos professores da Rede Pública Municipal. A decisão foi anunciada durante uma reunião nesta terça-feira (22) entre professores, coordenadores e vereadores.

Prefeito de São João Batista

O anúncio vem três dias depois que o Sindicato dos Professores anunciou que iria ocupar a Câmara Municipal de Vereadores nesta quarta-feira (23) e realizar diversos movimentos desde o ano passado, envolvendo cobranças deste e outros direitos como quinquênio e rateio do Fundeb.

Ao blog, Mecinho disse que aguardava os estudos que mandou fazer com sua equipe técnica e que, agora, anunciou o reajuste aos professores do município. A decisão foi comunicada durante uma reunião, no Centro de Convenções.

Oficialmente, o Sindicato dos Professores ainda não se manifestou. No início do mês, o presidente Bolsonaro oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.

O reajuste está previsto em lei de 2008. Segundo o texto, o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro. Segundo entendimento da CNTE e do governo federal, o reajuste é automático e deverá constar do salário referente ao mês de janeiro, a ser pago em fevereiro. Mas na prática não deve ser assim já que os municípios têm alegado dificuldades financeiras para arcar com esse reajuste.

7 respostas para “Após protestos da categoria, Mecinho anuncia reajuste de 33,24% aos professores de São João Batista”

  1. Esse prefeito é tão mal assessorado que deixou chegar a esse ponto, os professores fazendo manifestação para conseguir o que é de direito, méritos aos professores e ao sindicato. Tem um vídeo aonde ele anuncia o reajustes, sai bem na mídia se tivesse chamado os professores que estavam na manifestação, chamou só os puxa sacos dele. Assim vc nunca mais ganha eleição, nem sabe fazer política, vai atrás da super secretaria que vc se lascar todo. Tenha voz e postura de um prefeito

  2. Só trabalha paga na pressão e só mostra serviço quando é feito as denúncias, assim como aconteceu sobre a ponte do Jabotituba, besta bando de professores, muitos de vocês fizeram linha de frente, se reuniram com ele antes das eleições na casa do então candidato fala – manssa, e tai no q deu, bem feito pra vcs. Na próxima vez verificam nos próximos candidatos, as melhores intenções com a categoria e com a cidade, e não as melhores propostas pra não serem enganados.

  3. A pergunta a ser feita depois de uma luta e a conquista dos pleitos de uma categoria é: será que, se os professores não tivessem lutado tanto por isso, o senhor prefeito acataria o que a lei diz? Todos têm a clareza que isso jamais aconteceriaaconteceria,

  4. Infelizmente são João Batista não é diferente de outras cidades do Maranhão ou do Brasil tem veriador só pra receber seus salários e babá o prefeito mais pra tá junto da população e dos trabalhadores não existe veriador é uma vergonha

  5. O povo realmente quis pra ver se melhorase a cidade e fez foi piora assim como o povo não quis mas o que perdeu vão fazer do mesmo jeito com o que ta ai 4 anos passa rapido .o meu não tera mas e qualquer um que entra vai ser assim Deus quera que NÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *