Os professores do Maranhão estão reforçando a luta pelo reajuste salarial de 33,24%, anunciado pelo Governo Federal desde o início do mês. O município de Penalva confirmou que dará o aumento salarial e com isso a lista de cidades que já anunciaram o reajuste pulou para 56 em todo o estado.

A informação foi anunciada durante uma Jornada Pedagógica realizada nesta quarta-feira (9) e confirmada pelo prefeito Ronildo Campos ao blog. Em Penalva, o sindicato da categoria já tinha sido oficializado anteriormente que o reajuste seria aplicado retroativo a janeiro, o que deverá ser confirmado ainda pela prefeitura.
Em toda a Baixada Maranhense, a luta pelo reajuste está se intensificando. Na semana passada, um grupo de sindicato dos professores de várias cidades da região se reuniu para discutir a pauta e organizações movimentos e diálogos com os gestores públicos, com a intenção de garantir os direitos da categoria.
Professores de cidades como São João Batista, São Vicente Ferrer, Matinha, Cajapió, Vitória do Mearim e outras cidades, que ainda não foi confirmado o reajuste, informaram que só irão iniciar o ano letivo se for garantido o aumento salarial estabelecido pela Lei Federal 11.738/2008.
Vejam a lista de cidades do Maranhão que já ratificaram o reajuste. A lista foi produzida pelos núcleos do SINPROESEMMA. A lista pode ser atualizada a qualquer momento,.
1- Paraibano
2 – Pastos Bons
3 – São João dos Patos
4 – Alto Alegre do Pindaré
5 – Peritoró
6-Zé Doca
7- Itapecuru-Mirim
8- Igarapé do Meio
9-Nova Iorque
10-Coelho Neto
11-Colinas
12-Santana do Maranhão
13-Barra do Corda
14-Pio XII
15- Balsas
16-Barão de Grajaú
17-Água Doce
18- Bom Lugar
19-São Rdo das Mangabeiras
20-Mata Roma
21- São Mateus
22-Tutoia
23- Bela Vista do Maranhão
24-Godofredo Viana
25- Jenipapo dos Vieiras
26 – Bom Jardim
27- Codó
28- Caxias
29-Lagoa Grande
30- Presidente Sarney
31-Raposa
32- São Luís
33-Igarapé Grande
34- Maranhãozinho
35- Milagres do Maranhão
36- Olho D’água das Cunhãs
37-Centro do Guilherme
38-Brejo
39-Aldeias Altas
40- Amarante
41-Miranda do Norte
42-S. Raimundo Doca Bezerra
43- Magalhães de Almeida
44-Viana
45 – Itinga do MA
46-Timbiras
47-Presidente Vargas
48-Arari
49-Santa Luzia do Tide
50- Bacabal
51-Penalva
52-Primeira Cruz
53 – Cachoeira Grande
54 -Pinheiro
55 – São João do Caru
56 – Pedro do Rosário
A próxima será São João Batista, há conversas que o prefeito Mecinho já reconheceu o direito dos professores e que esse embate não é bom pra ele um período desse.
Faltou Pedro do Rosário.
Sou professor da rede pública, e esse reajuste previsto em lei, é a prova que somos merecedores por tanta dedicação em prol de uma Educação de qualidade, e aqui em Penalva , o prefeito Ronildo Campos na sua gestão, sempre honrou com esse compromisso em garantir nossos direitos na sua total legalidade e na íntegra como exige a lei.
Esse é o maior reajuste da história da educação brasileira. Os prefeitos e os governadores, (como o do Maranhão por exemplo), em sua maioria, querem abocanhar essa grande fatia do bolo. Isso nos mostra quem são os verdadeiros inimigos da educação nesse país.