Mais de 100 funcionários de municípios do Maranhão como Penalva, Viana, Monção, Pindaré Mirim, Igarapé do Meio e outras cidades estão dentro de quatro ônibus neste momento vindo da cidade de Monte Carlo, no estado de Santa Catarina. Isso aconteceu após eles serem expulsos por uma empresa de produção de maçãs, da região sul do país.
Segundo colheu o Blog do Jailson Mendes, tudo começou há três dias, quando os trabalhadores reclamaram para a empresa Fischer, onde eles prestavam serviços, das péssimas condições de trabalho e pela falta de atendimento de alguns deles que estão doentes, inclusive alguns testaram positivo para Covid-19.
Os trabalhadores da empresa, que somam mais de 500 pessoas de diversas cidades do Brasil, se organizaram e cobraram providências dos donos da empresa, que decidiu expulsar os trabalhadores, sem pagar seus vencimentos, após a reivindicação e uma conversa com a Polícia Militar do município de Monte Carlo.
Há informações também que nenhum dos trabalhadores doentes receberam atendimentos, o que fez com que eles se organizassem e realizassem a manifestação. Os maranhenses que estão vindo em quatro ônibus contaram ao blog que estão desde a madrugada sem comer e que até às 15 horas desta quinta-feira (3), eles ainda não tinham parado para almoçar.
Alguns são de comunidades quilombolas como Prequeú e Cacoal, em Viana. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Município, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, informou que está entrando em contato com as autoridades policiais e a empresa para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.
Outro lado
O blog tentou conversar com os donos da empresa, mas até o fechamento desta matéria não recebemos nenhum retorno.
Lamentável a situação dos maranhenses. Explorados e expulsos . As autoridades continuam em silêncio.