Nesta terça-feira (18) o Governo do Estado, entregou equipamentos através do Programa Mais Renda para microempreendedores e assinou uma ordem de serviço para a construção de uma fábrica de beneficiamento de pescado na cidade de Matinha.
A solenidade de entrega e assinatura contou com a presença do titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; do vice-prefeito do município, Narlon Silva; vereadores, secretários, moradores e da prefeita Linielda de Eldo.
Os kits negócios contemplam as categorias de beleza (04 de cabelereiro e 05 de manicure); 16 kits na área da alimentação (pipoca, milho verde, churros, churrasco, hot dog, crepe e salgados); e confeitaria com 02 kit e costuraria 03, totalizando 27 equipamentos. Além dos equipamentos, cada beneficiário também irá receber uma ajuda de custo para a aquisição de insumos no valor de R$ 500,00 reais.
No evento, eles assinaram a ordem de serviço para a construção de uma Unidade de Beneficiamento e Processamento de Pescado no povoado Itans, um dos maiores exemplos de piscicultura no Maranhão. De acordo com o vice-prefeito, Narlon Silva, a fábrica é uma reivindicação antiga dos moradores de Matinha e vai concentrar esforços para legalizar o empreendimento de pescado para que ele forneça o suporte na região, através da produção local e agregando valor ao produto de origem pesqueira artesanal.
“Hoje estamos em Matinha, realizando a entrega dos equipamentos para que a partir de agora esses novos empreendedores possam trabalhar por conta própria gerando emprego e renda para centenas de famílias em todo o Estado. Hoje chegou a vez dos beneficiários da cidade de Matinha, que para receberem seus equipamentos passaram por uma capacitação onde aprenderam gestão de negócios e manuseio dos alimentos”, disse Márcio Honaiser.
Como representante dos 27 beneficiários, Rosiolanda Azevedo, contemplada com um kit churrasco, falou emocionada do sonho em adquirir condições adequadas para trabalhar e assim sair da informalidade. “Estamos hoje aqui realizando um sonho, com a aquisição de um equipamento novo e de qualidade para nos ajudar a sair da informalidade e viver do nosso próprio negócio. Fizemos o curso e agora estamos recebendo não só o equipamento, mas também uma motivação para acreditar no futuro”, declarou a beneficiária.