O prefeito Dino Penha resolveu cancelar as apresentações da Virada Cultural de fim de ano na cidade de São Bento, que seriam realizadas nesta sexta-feira (31). O motivo é a superlotação dos leitos hospitalares por conta do surto de gripe na cidade e que tem causado internações em todo o Maranhão.
De acordo com o secretário de Cultura, Lucenilton Martins, a secretaria estava organizando uma programação dos festivais da Lei Aldir Blanc com os contemplados com o Auxílio Emergencial da Cultura, que iriam se apresentar durante o fim de ano na Praça de Eventos. Com a suspensão, as apresentações devem acontecer apenas em janeiro.
“Visando a preservação da saúde da população da nossa cidade, o prefeito Dino Penha e o secretário de Cultural comunicam que a Virada de Ano Cultura, na Praça de Eventos, está cancelada em razão do forte surto de gripe que tem causado a superlotação dos leitos hospitalares”, diz parte da nota.
Em nota divulgada no início da semana, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o município vem passando por um surto de síndrome gripal e que o Hospital Municipal está sobrecarregado devido à altíssima demanda de pacientes. A pasta informou também que as testagens para a Covid-19 estão sendo realizadas em sala apropriada e as internações mais graves estão sendo transferidas para os Serviços de Referência.
Orientações
Para evitar as Síndromes Gripais, além da vacinação contra Influenza, devem ser adotadas medidas preventivas e de etiqueta respiratória, como: lavar as mãos, punhos, unhas e espaços entre os dedos com água e sabão com frequência, se não puder, use álcool em gel; evitar levar a mão ao rosto; utilizar máscara descartável; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações; se tiver com sintomas de gripe, evite cumprimentar as pessoas com abraços, beijos ou apertos de mão; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe; usar lenço descartável para limpar o nariz ou ao tossir ou espirrar.