Entre os dias 20 e 22 deste mês, dezenas de alunos da unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia de São Vicente Ferrer realizaram diversas atividades em comemoração à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além da cidade sede, a programação foi estendida aos municípios de Olinda Nova e São João Batista.
Este ano, o tema do evento falou sobre a transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta e contou com a organização da diretoria do IEMA em São Vicente Ferrer e apoio das prefeituras dos municípios envolvidos, da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia. As cidades receberam atividades como performances teatrais, com foco na erradicação da pobreza e na desigualdade social, dois dos 17 Objetivos Sustentáveis da agenda 2030.
De acordo com a diretora geral do IEMA de São Vicente Ferrer, Zilda Cantanhede, o tema deste ano enfatizou que a ciência é transversal e está em tudo, inclusive nas mazelas sociais, demonstrado dramaticamente em Morte e Vida Severina, em contraste ao Anexins de Arthur Azevedo, e contou com sonoplastias como ‘Asa Branca’, ‘Estou vendo tudo’, ‘Pra não dizer que não falei das flores’ e ‘Arte e Ciência’, cujas canções embelezam a performance, ao tempo que levaram o público a muitas leituras e reflexões, durante as apresentações.
Além disso, a programação contou com palestras ministradas pelas professoras Juliana Costa, Tayanne Cristina e pelo reitor do IEMA, Alex Oliveira. Por fim, Zilda Cantanhede falou do sucesso do evento. “O principal objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é popularizar a ciência, foi alcançado. Agradeço aos prefeitos e secretários pela parceria institucional, sobretudo aos estudantes que participaram das performances, sob a direção do Josué Costa do In Cena e do Professor Wandeson e ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações e CNPq por proporcionar programas que fortalecem o fomento à pesquisa, á Ciência, á Tecnologia e Inovações”, concluiu.