A prefeitura de Pedro do Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a sétima conferência municipal de saúde na última sexta-feira (17), com o tema; ” O SUS é de todos” e o lema “Garantia de acesso e melhoria da qualidade em todos os níveis de atenção a saúde”.
O encontro teve por objetivo avaliar a situação de saúde da população, da estrutura do sistema municipal de saúde, da estrutura organizacional, dos processos de trabalho, formular diretrizes para subsidiar a elaboração do plano municipal de saúde, que norteará as ações do governo municipal pelos próximos quatro anos.
Entre as demandas apresentadas pelos conferencistas e aprovadas pelo plenário da conferência, destaca se a contratação de duas novas UBS (Unidade Básica de Saúde), uma no Quilombo Pedreira e outra no Bairro Portela na sede do Município, a descentralização do atendimento de alguns serviços por parte das equipes de saúde da família, para se desloquem para atendimento às comunidades mais distantes das UBSs, aquisição de veículos para a saúde.
Além disso, a implantação de aparelhos de ultrassonografia e endoscopia no hospital municipal Pedro Cunha Mendes, e implantação do PEC (Prontuário Eletrônico Cidadão) nas UBSs e no Hospital Municipal Pedro Cunha Mendes, correção dos valores do TFD e acréscimo dos medicamentos distribuídos gratuitamente pela farmácia básica aos portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
A conferência foi bastante representativa e contou com a participação dos trabalhadores da saúde, usuários, gestores e do representante da secretaria de estado da saúde, Sr. Aristeu, que foi um dos palestrantes da conferência. Ao final a secretária municipal de saúde Iolanda Campelo e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Henoc Matos, declararam encerrada a conferência e agradeceram a presença de todos.