Ações da campanha ‘Novembro Azul’ avançam em Olinda Nova do Maranhão

A prefeita Conceição Cutrim acompanhou nesta quarta-feira (24), as ações da campanha ‘Novembro Azul’ em Olinda Nova do Maranhão. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais frequente entre os homens.

Ações foram realizadas na UBS do centro

A ação, que termina só amanhã, foi realizada na Unidade Básica ‘Raimundo Nonato’, na sede do município, e mobilizou diversos profissionais e dezenas de homens do município. A prefeita acompanhou as atividades ao lado da secretária de saúde, Nicinha Soares, e do vice-prefeito, Robson da Pampa.

Durante a programação, os interessados contarão com ações para atender o público-alvo, homens a partir de 40 anos, e estão sendo realizados consultas, testes rápidos, urologistas, nutricionistas, fisioterapeuta, ultrassonografia, teste PSA e toque, que possibilita identificar alterações na próstata.

A campanha

O movimento iniciou em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que iniciou a campanha ‘Novembro Azul’, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Vejam as fotos…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *