Luama Rodrigues da Costa Nunes, ou apenas Luama, é a Maranhense que vive há mais de 10 anos em Três Rios e soltou a voz nesta temporada do The Voice Brasil! A cantora interpretou a música ‘Deus Me Proteja’ de Chico César e fez Lulu Santos dizer sim a ela. Entretanto, antes da própria Luama priorizar a música em sua vida, veio o curso de Direito, profissão qual ela divide com a sua arte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2021/n/D/FseXTLTPe0GtqUPgrcsQ/whatsapp-image-2021-11-18-at-10.18.28.jpeg?resize=640%2C427&ssl=1)
Nascida em Viana e viveu sua infância em Penalva, na Baixada Maranhense, a cantora foi para a cidade do Sul do Estado do Rio de Janeiro, aos 17 anos, fazer faculdade. “Eu nem sabia onde ficava Três Rios, botei a mochila nas costas, entrei no avião e vim pra cá, com a cara e com a coragem”. Reveja AQUI sua história na Baixada.
Apesar da saudade do Maranhão, lugar que ela tem muito afeto e visita com frequência, por conta de sua família, Luama comentou que é muito feliz morando na região. “Inicialmente, minha relação com a cidade era exclusivamente por conta do curso, mas eu fui criando laços, fazendo amigos, interagindo com a cidade, conhecendo um pouco da cultura, do modo de viver das pessoas e acabei me adaptando”.
Relação com a música
A maranhense demorou um tempo para escolher a música em sua vida. Mesmo cantando desde pequenininha, viver dessa arte era algo distante e seus pais reforçavam bastante que a sua prioridade deveria ser os estudos. “Meus pais foram descobrir que eu cantava já adulta”.
A virada de chave foi no ensino médio, aos 14 anos, quando foi morar em São Luís e começou a fazer teatro. Nas apresentações, seu professor a escalava para cantar nas peças e é esse período que Luama registra como um marco em se descobriu cantora. Já em Três Rios, na faculdade, em organização de sarau, a cantora começou a se apresentar musicalmente com um amigo. Logo depois, se aventurou pelos bares da cidade e afirma que foi uma experiência boa, qual dizer ter aprendido muito.
Suas inspirações musicais são muito voltadas para a cultura nordestina, a leonina sempre escutou muita obra regional, como o próprio forró. Entre os nomes de destaque da sua vida estão Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Moraes Moreira, Chico César, Dominguinhos, entre outros. Mas a influência do Rio de Janeiro também foi forte. Luama teve mais contato, também, com o samba e lista alguns artistas que acompanha, como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e Jorge Aragão.
“Eu me apaixonei pelo samba! E escuto tudo que é música popular brasileira, eu me permito receber influências de todos os estilos”. Depois de formada, a cantora deixou essa paixão um pouco adormecida. Mas no último ano decidiu produzir suas composições e lançou a primeira. ‘Meu Lugar’ já está disponível em plataformas digitais. Luama contou que ainda está produzindo as outras, mas que precisou pausar o processo por conta da participação no The Voice Brasil.
“Eu sou meio caixinha de surpresas, eu acho”. E é mesmo. Luama gosta muito de artes marciais e, antes da pandemia da Covid-19, fazia Kung Fu e jiu-jitsu. Segundo a cantora, até entrar no The Voice é uma surpresa para as pessoas que a conhecem. Apesar de saberem que a maranhense gosta de cantar, não imaginavam que ela toparia ir para o reality. “Do nada eu resolvo fazer alguma coisa e as pessoas sempre ficam chocadas comigo. Elas não imaginavam que eu ia chegar tão longe, que a música ia me levar a um lugar tão grandioso, como o palco do programa”.
The Voice Brasil
Depois de alguns anos de tentativa, veio aí! Luama é fã do programa e já se inscreveu no reality diversas vezes, acompanhando todas as edições, até esta que, ela conseguiu vaga para as audições às cegas. “Eu não acreditei quando Lulu Santos virou pra mim, eu fiquei um pouco em choque. Subi no palco de uma forma muito despretensiosa, sei que é um programa, que só tem gente muito boa, muito talentosa, gente experiente, então subi de uma forma muito humilde naquele palco, para levar minha verdade, porque pra mim já era uma vitória estar ali cantando”.
https://www.youtube.com/watch?v=J2UFHVZvn8I&ab_channel=CanaldoJailsonMendes
Sua primeira apresentação
A cantora começou sua participação no time do Lulu Santos, mas na fase Tira-Teima, o artista escolheu o outro participante. Foi nesse momento que veio uma surpresa: Carlinhos Brown usou o botão ‘Peguei’ e ela seguiu na disputa, até o primeiro dia de batalhas, quando cantou “Jack Soul Brasileiro” do Lenine, junto com Léo Pinheiro.
“Encerrei minha participação, mas o sentimento é de gratidão. É motivo de orgulho! Confesso que, quando eu recebi a música que eu ia cantar, fiquei bastante preocupada, porque é uma música totalmente fora do meu repertório, da minha zona de conforto. Então foi gratificante para mim o sentimento de superação por ter conseguido fazer uma apresentação digna e encerrar minha participação no programa de uma forma bonita”.
Apesar de não estar mais na disputa, Luama afirma que sente muita coragem e esperança de continuar nessa caminhada na música. Durante sua participação, a cantora também conquistou muitas pessoas, sendo até reconhecida na rua. Além disso, as pessoas da sua cidade natal, Penalva, mostraram carinho e torcida, sobretudo nas redes sociais. “Recebi carinho até de gente que não via há muito tempo. É muita mensagem de acolhimento. Eu acho que foi um reencontro com as pessoas, com toda minha essência. Não sei explicar e não consigo mensurar o tanto de felicidade”.
Despedida
“Hoje a minha participação no The Voice Brasil chegou ao fim. Pode parecer curioso, mas, para mim, encerrar ciclos é tão importante quanto iniciá-los, deixar a vida seguir seu curso sem pendências, com o coração aberto para novos desafios. Para além do que foi mostrado nas telinhas, eu levo dessa experiência amigos queridos, boas histórias e muita gratidão. Pude trazer pessoas queridas pra mais perto e me conectar com muita gente maravilhosa através do meu canto”, disse.
“Eu agradeço a oportunidade de mostrar um pouquinho da versão mais bonita e sincera de mim, pois é cantando que eu melhor me expresso no mundo. Por fim, gostaria de deixar um agradecimento especial à minha professora de canto @liviakodato ao @lgesanto , meu professor de violão, amigo e produtor; e ao @fellipepereira , meu amor e grande incentivador”, concluiu.
GShow