Jornalistas Jailson Mendes e Célio Sérgio estão entre os 50 profissionais do Maranhão que irão receber comenda da UFMA

Os jornalistas naturais da cidade de São João Batista, Jailson Mendes e Célio Sergio, estão entre os 50 profissionais da imprensa do estado que serão homenageados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em comemoração aos 200 anos da imprensa no Maranhão. A lista foi divulgada nesta sexta-feira (12), pelo reitor da universidade, Natalino Salgado.

Jailson Mendes e Célio Sérgio

Segundo as informações, o Conselho Universitário da UFMA publicou uma resolução referente a implantação da comenda alusiva aos 200 anos de fundação da Imprensa no Maranhão, a qual apresenta os nomes dos 50 homenageados eleitos por votação popular e critérios técnicos. A entrega da comenda será realizada de forma presencial, no dia 21 de dezembro, em São Luis.

Jailson Mendes é jornalista, blogueiro e editor do Blog do Jailson Mendes, maior blog da região da Baixada Maranhense e foi escolhido na categoria votação popular, que escolheu 10 profissionais da imprensa para receber a homenagem. Já Célio Sérgio é chefe de produção e conteúdo do jornal O Imparcial e foi escolhido na categoria Produção Jornalística.

Ele é o responsável pelas capas do jornal mais recentes do diário, que tem feito sucesso entre os leitores. Ambos são os únicos profissionais da Baixada Maranhense que estão na lista.

A comenda

O projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão visa resgatar e enaltecer o bicentenário da introdução da imprensa no estado, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos. É desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão – por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) – com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale.

Em abril de 1821, foi fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Atenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se “O Conciliador do Maranhão” e se tornou o marco inicial da atividade jornalística que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse momento, a UFMA está organizando uma série de eventos em 2021. As ações estão sendo organizadas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade (DCom).

Vejam a lista completa…Lista da UFMA – Baixar

2 respostas para “Jornalistas Jailson Mendes e Célio Sérgio estão entre os 50 profissionais do Maranhão que irão receber comenda da UFMA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *