A Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, realizou diversas prisões e apreensões neste fim de semana na Baixada Maranhense. Os crimes envolvem homicídio, tráfico de drogas, posse ilegal de armas, lesão corporal e desacato, envolvendo cidades como São João Batista, Viana, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Matinha e Vitória do Mearim.
São João Batista
Em São João Batista, uma mulher de 34 anos foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil e de lá para a Delegacia Regional de Viana, por suspeita de tráfico de drogas neste domingo (31). O caso foi registrado por volta do meio-dia, no bairro Boa Esperança.
De acordo com as informações, denúncias chegaram à polícia de que um homem suspeito de vários assaltos e tentativas de homicídios estavam morando na residência da suspeita e a guarnição de serviço foi constatar a denúncia. No interior da residência foi encontrado quantidades pequenas de cocaína, celulares, balanças de precisão, embalagens e uma quantia em dinheiro. O suspeito não foi achado.
Olinda Nova do Maranhão
No povoado Gameleira, zona rural de Olinda Nova do Maranhão, um homem de 40 anos foi levado para a delegacia, suspeito de porte ilegal de arma de fogo. O suspeito foi preso após rondas de rotina da Polícia Militar, com o objetivo de combater a criminalidade.
Durante a operação, o suspeito foi abordado e após revista minuciosa foi encontrado com o mesmo, um revólver calibre 38, com cinco munições, foi encontrado. Além disso, foi apreendidos equipamentos como moto e pertences pessoais.
Matinha
No último dia 29, um jovem de 18 anos foi conduzido para a Delegacia Regional de Viana, sob a suspeita de tráfico de drogas na rua ‘Major Heráclito, no centro de Matinha. Ele foi preso após rondas de rotina da Polícia Militar.
Os policiais avistaram o suspeito comercializando entorpecentes com uma segunda pessoa. Após a operação, um dos suspeitos foi capturado e com ele foi encontrado cinco papelotes de uma substância vulgarmente conhecida como ‘TOF’. Ao ser questionado sobre o material, ele teria confessado à polícia que estava comercializando.
Após isso, a guarnição entrou na casa do suspeito e encontrou um frasco com mais 79 embalagens prontas para o consumo da mesma substância, assim como a importância de R$ 168,75 reais em dinheiro trocado. Que diante dos fatos, o mesmo foi conduzido e apresentado na delegacia regional de Viana, sem lesões corporais.
Penalva
Também durante este domingo (31), a polícia conduziu um jovem de 17 foi conduzido para a Delegacia Regional de Viana, após ameaçar um jovem de 16 anos e desacatar os policiais. A denúncia foi feita pela mãe da suposta vítima.
O caso foi registrado no povoado Jacaré, zona rural de Penalva. A polícia contou que a guarnição de serviço foi informada pela mãe da vítima que seu filho estria sendo ameaçado de morte por um indivíduo e o mesmo estaria de posse de um facão. Imediatamente a guarnição fez diligências para encontrar o envolvido.
O menor foi avistado na travessa ‘José Luís Marques’, com um facão em punho. Logo, a equipe policial realizou a abordagem e deu voz de prisão ao elemento. Entretanto, o mesmo apresentou resistência à prisão, sendo necessário o uso progressivo da força para ser imobilizado. Ao ser conduzido até a viatura, o autor direcionou xingamentos aos policiais, chamando-os de vermes. Diante dos fatos, este foi conduzido até a delegacia regional de Viana.
Vitória do Mearim
No povoado Acoque, zona rural de Vitória do Mearim, uma ocorrência policial foi registrada envolvendo uma suposta lesão corporal contra um homem de 38 anos. Pelo telefone, a guarnição foi informada que o caso aconteceu durante uma vaquejada, por volta das 21 horas.
Ao chegar ao local, ninguém quis dar qualquer informação a respeito do ocorrido, sendo que a vítima só disse ter sido dois de seus desafeto, mas, também não quis dizer de quem se tratava.
O mesmo foi encaminhado até o hospital de Vitória do Mearim e de lá encaminhado para São Luís, pois se encontrava com vários golpes de faca pelo corpo e braços, bem como duas perfurações oriundas de arma de fogo no braço direito que segundo a médica fraturou os ossos do braço e antebraço.
Viana
Por fim, um homicídio foi registrado por volta das 11 horas deste domingo (31), na cidade de Viana. Um jovem de 27 anos, identificado como Allef Pinheiro Santos, foi assassinado. O crime aconteceu na região de Nova Viana.
Os policiais informaram que quando chegaram ao local, já encontraram o corpo na frente de uma residência, com uma perfuração nas costas, e segundo informações de populares, os elementos que cometeram homicídio evadiram-se em motocicleta de cor preta.
As guarnições fizeram diligências nas proximidades mas não lograram êxito na captura dos autores, vale ressaltar que segundo populares o que motivou o crime foi por causa de um furto, e que a vítima já fora presa várias vezes pela mesma prática.