Fotografia tirada por estudante em Viana é selecionada para livro do Ministério Público sobre prevenção do suicídio

Uma fotografia do município de Viana venceu um concurso realizado pelo Ministério Público e será um dos trabalhos fotográficos de um livro do órgão, que fala sobre a prevenção do suicídio no Maranhão. O trabalho é desenvolvido pela Rede do Bem, que representa as entidades que formam o Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Fepas/MA).

Jovem vianense ao lado dos pais e dos secretário Chico Gonçalves

A foto foi enviada pela jovem Nayme Maria Cidreira de Sousa, de 17 anos, estudante de uma escola pública da capital e filha dos vianenses Adilson Sousa e Maria da Conceição Cidreira. O registro foi feito este ano, na MA-014, na cidade de Viana, e mostra um ipê amarelo, ao longo da rodovia estadual.

Ela contou que desde cedo desenvolveu um olhar crítico e sensível, principalmente nas questões que envolvem a natureza. Segundo Nayme, ‘a seleção da fotografia da Baixada Maranhense serviu como incentivo em proteger mais a natureza, preservando para que no futuro mais ipês, amarelos, brancos, e roxo, possam estar presente em nosso dia dia’.

“Essa imagem me faz bem porque reflete o sentimento de cuidar incondicionalmente da natureza”, contou a estudante ao enviar a produção para o concurso do Ministério Público.

A obra

O livro, produzido pelo MPMA em parceria com o Fepas, reúne 15 textos educativos elaborados por profissionais de diversas áreas integrantes do Fórum e 30 fotografias de alunos de escolas públicas de todo o Maranhão, selecionadas entre mais de 400 pelo Concurso de Fotografia da Campanha Rede do Bem: estamos aqui para ajudar, realizado na programação do Setembro Amarelo do ano de 2020.

O objetivo do concurso foi promover a prevenção ao adoecimento psíquico por meio da temática da natureza. A publicação foi organizada por Cristiane Maia Lago. Além de autoridades do MPMA, participaram da solenidade representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ruy Palhano, Estância Bela Vista, Hospital São Domingos, secretarias de Estado e do Município de São Luís, igrejas Católica, Adventista e Batista, entre outras. A cerimônia contou com a apresentação de números musicais do coral Vozes do MP.

Fotografia registrada em Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *