Diversas cidades da Regional de Viana informaram ao Blog do Jailson Mendes que as vacinas para a primeira doses foram suspensas após concluir em 100% a vacinação nos grupos prioritários. Estão nesta situação os municípios de São João Batista, São Bento e Matinha.

Nestas cidades, ainda existem doses para serem aplicadas pela segunda vez, mas não há imunizantes para serem aplicados pela primeira vez. Em algumas cidades, como Matinha, a fata da primeira dose já foi registrada desde a semana passada.
Os secretários de Viana, Penalva, Pedro do Rosário e Olinda Nova do Maranhão informaram que ainda existem doses para a primeira aplicação, mas que também aguardam novos imunizantes. No geral, a regional de Viana já 86.278 doses e aplicou 78.766, alcançando 92,9% de cobertura.
Nesta quinta-feira, 27, o Governo do Maranhão informou que o estado vai receber mais um lote de vacinas Pfizer. São 17.550 doses do imunizante para a continuidade da imunização de pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.
As doses serão encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão – vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes -, onde serão armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°.
Com a nova remessa, o Maranhão já recebeu 3.059.310 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.800.350 da AstraZeneca e 77.220 da Pfizer.
ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO
TEM QUE INVESTIGAR ISSO