Lideranças políticas e comunitárias da cidade lamentaram a morte de José Murilo Mendonça, um dos maiores incentivadores do esporte e da cultura popular do município de Matinha. Murilo morreu nesta segunda-feira, 17.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que ele chegou ao Hospital Municipal com suspeitas de infarto e logo após testou positivo para Covid-19. Querido desportista e muito conhecido na região da Baixada Maranhense, Murilo foi diversas presidente da Liga Desportiva Matinhense e era presidente de uma escolinha de futebol.
O vice-prefeito da cidade, Narlon Silva, foi um dos primeiros a se manifestar. “É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do primo de minha avó, José Murilo Mendonça. Pai de família exemplar, dono de um legado de honra e respeito ao próximo, José Murilo não resistiu e faleceu por decorrência de complicações da Covid-19. Presto minhas homenagens e deixo minha solidariedade a todos os amigos e nossos familiares”, lamentou.
O ex-prefeito do município, Beto Pixuta, também se manifestou. “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Murilo, grande desportista matinhense , era amigo e compadre do meu pai . Meus sentimentos a todos da família que Deus conforte os familiares nesse momento tão difícil abraço”, destacou. A prefeita Linielda de Eldo lembrou que Murilo ‘muito bem representava o esporte a cultura matinhense, pois muitos foram os jovens e adolescentes que ele conduziu à vida esportiva e a atividades culturais. “Sua partida deixará um legado de carinho e amizades”, destacou.
“Vida limpa. Vida pura. Assim viveu Murilo, alegre, solidário e um grande desportista. Praticou o esporte com intensidade e plenitude. Um craque. Quando jovem era titular absoluto da Seleção Matinhense, jogava com elegância, tinha um domínio impressionante da bola, seus passes eram precisos, desconcertantes. Suas assistências, meio gol. A sua postura em campo, a sua cadência, os seus dribles, lembravam Ademir da Guia do Palmeiras. Murilo tinha o compasso certo, na bola e na bateria. Um ritímo de grande craque. O vi jogar ao lado de Zé Raimundo, Barata, Joãozinho Brito, Pixuta, João Mousinho, José de Tomaz, Deco, Batista, Erinho, Josias e outros. Essa época Matinha tinha um time quase invencível”, escreveu o engenheiro Aroucha Filho.
O presidente da Câmara de Vereadores, Florimar Bastos, e outras lideranças políticas e comunitárias também divulgaram notas falando sobre as grandes contribuições que Murilo deu ao município de Matinha.
De todas as qualidades aqui elencadas sobre a vida de Murilo, quero manifestar o meu reconhecimento pelos bons serviços prestados a Justiça do Maranhão enquanto jurado, desempenhando seu mister com bastante honradez. Meus sentimentos a família.
De todas as qualidades elencadas sobre a vida de Murilo, quero aqui manifestar o meu reconhecimento pelos bons serviços prestados a Justiça do Maranhão enquanto jurado que foi por vários anos, exercendo o seu mister com honradez. Meus sentimentos a família.