O bispo Dom Evaldo Carvalho decidiu suspender todas as atividades presenciais das paróquias da Diocese de Viana. As novas regras já estão valendo desde o dia 29 deste mês e foram decretadas para ajudar no combate ao Coronavírus na região da Baixada Maranhense.
Em um comunicado, o bispo disse que os padres e nossas paróquias estão se esforçando para cumprir todas as medidas e protocolos exigidos pelas autoridades civis e sanitárias, e eclesiástica, no tocante ao enfrentamento da nova onda da pandemia, isso não tem sido suficiente, e que tem acompanhado a crescente expansão do novo coronavírus no Brasil e em nossa região.
“Cada dia mais pessoas, próximas a nós, testam positivo para o COVID-19, avançam os números de pessoas internadas e também de óbitos. Chegamos ao alarmante número de 301.087 vidas perdidas para a pandemia. Já são muitos os paroquianos e agentes de pastoral contaminados pelo vírus, o que nos coloca todos em estado de alerta. A campanha de vacinação ainda segue em ritmo muito lento”, diz o chefe da Igreja Católica na Diocese de Viana.
Por isso, o bispo resolveu decretar medidas como suspensão de celebrações e reuniões e recomendou que párocos possam providenciar transmissão das celebrações online, auxiliados por um número restrito de pessoas, bem como incentivem seus paroquianos a participarem do Mistério Pascal de Jesus pela rádio e TV.
Vejam o decreto, na íntegra…