Polícia deflagra operação ‘Necandi’ e prende seis pessoas em três cidades da Baixada Maranhense

Com o objetivo de combater facções criminosas que atuam na região da Baixada Maranhense, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, deflagrou na manhã da última quinta-feira (27) a Operação Necandi. No total, foram cumpridos quinze mandados de busca e apreensão e efetuadas seis prisões, sendo três decorrentes de cumprimento de mandados de prisão cautelar pela prática do crime de homicídio.

Operação prendeu seis pessoas por diversos crimes na Baixada

A ação policial ocorreu nos municípios de Pinheiro, Bacurituba e Alcântara e contou com o apoio de equipes das Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e das Delegacias Regionais de Polícia Civil de Pinheiro, Cururupu, Zé Doca e Viana, além do reforço operacional da Polícia Militar por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática e Esquadrão Águia.

Das medidas de busca e apreensão realizadas, que tiveram como finalidade apreender elementos vinculados à prática de crimes de homicídio por facções criminosas, foram apreendidos: uma grande quantidade de dinheiro em espécie (aproximadamente R$ 10.000,00 – dez mil reais em espécie); uma arma de fogo tipo revólver; uma porção de crack; duas porções médias de maconha; catorze porções pequenas de maconha; uma porção de maconha solta; quinze aparelhos celulares; quatro balanças de precisão; oito gaiolas contendo animais silvestres e quatro rádios comunicadores.

Em razão das buscas efetuadas, três pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e pelo crime ambiental consistente em manter animal silvestre em cativeiro.

As investigações seguirão no âmbito da operação para apurar o envolvimento direto ou indireto de outros criminosos com facções criminosas nos crimes contra a vida praticados na Baixada Maranhense.

O nome dado à operação – “NECANDI” – refere-se ao termo utilizado no direito penal para representar a vontade e intenção do agente criminoso em tirar a vida de outra pessoa (“animus necandi”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *