Nesta sexta-feira (15), em Pedro do Rosário, o Sistema de Agricultura Familiar do Maranhão (Agerp, Iterma e SAF) realizou a entrega de recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) beneficiando famílias de comunidades quilombolas no município. Ao todo, 77 famílias receberam o benefício e agora terão acesso à políticas públicas que melhorarão as condições de vida e de produção para os trabalhadores rurais.
A entrega foi realizada pelo presidente da Agerp, Júlio Mendonça; pelo prefeito da cidade, Toca Serra; pelo gestor Regional da Agerp de Pinheiro, Rodrigo Belloti, gestor Regional da Agerp de Viana, Carlos Santos; além de representantes de entidades como Sindicato dos Trabalhadores e Câmara Municipal de Vereadores.
Em Pedro do Rosário, as comunidades quilombolas contempladas foram: Onça, Palmeirinha, Cocal, Quari-Quari, Bela Vista, Canajuba e Fala Só. O documento beneficia famílias que moram em comunidades quilombolas do município e agora contam com as ações da Agerp, em parceria com a Prefeitura Municipal.
“Com o documento em mãos, os trabalhadores rurais poderão acessar políticas públicas importantes para o desenvolvimento do trabalho no campo. Agradeço ao prefeito Toca Serra, que nos recebeu muito bem no município, gestores e extensionistas da Agerp que me acompanham nas ações e autoridades municipais que são fundamentais para o desenvolvimento das atividades”, comentou o presidente da Agerp, Júlio Mendonça.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório das informações ambientais de um imóvel rural. É gratuito para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, possibilitando o acesso a políticas públicas voltadas para a população rural. Em dezembro de 2019, o Governo do Maranhão deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, que conta com investimentos do BNDES apoiado pelo Fundo Amazônia.