Morre Maria da Conceição Maranhão, professora desde os 14 anos na cidade de Cajapió

Morreu nesta terça-feira, 01, a professora Maria da Conceição Maranhão, que lecionava desde os seus 14 anos na cidade de Cajapió. Segundo as informações, a docente foi vítima de infarto.

Professora lecionava desde os 14 anos em Cajapió

Maria da Conceição lecionava nas escolas Conceição do Caetano Vaz e do Leda Tajra, da Rede Pública Municipal e durante sua vida teve duas graduações, com três especializações. Em nota, o titulada da Secretaria Municipal de Educação, Mosart Soares, lamentou a sua morte.

“Maria da Conceição Maranhão é um marco do processo educacional da nossa cidade. Não há predicativos capazes de fazer soar da importância de Dona Conceição para a educação deste município”, disse o secretário.

Dona Conceição Maranhão, como era conhecida em Cajapió, deixa filhas e um grande legado para a educação da região. Leiam o texto original do professor e secretário de educação do município, Mosart Soares.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAJAPIÓ EM LUTO

As bandeiras a meio mastro, e amarradas ao meio, nas portas de nossas escolas, neste dia, dizem de nosso respeito por todo o seu trabalho e da nossa gratidão pelos feitos nesses longos anos de magistério. Maria da Conceição Maranhão é um marco do processo educacional da nossa cidade. Não há predicativos capazes de fazer soar da importância de Dona Conceição para a educação deste município.

[…] Conceição Maranhão, professora deste os 14 anos, perpassou por todas as etapas, modelos e ‘jeitos’ de se fazer educação em Cajapió. E acompanhou cada uma dessas etapas com maestria. Exemplo a ser seguido, graduou-se duas vezes e especializou-se por 3 vezes. […] Nesta cidade é pouco provável que tenha havido alguém que não tenha passado por suas mãos.

Me cito como exemplo, no 2º ano da Unidade Escolar José Caetano Vaz; também ensinou minha mãe, também ensinou meu pai. E quase sem exceção os atuais professores da nossa Rede. Ali, naquela escola, fez história ao lado de outros nomes consagrados da nossa educação municipal. Pratas da nossa casa.

Sim, não há palavras para agradecer ao seu serviço prestado. Não há frases para dimensionar sua importância para todos nós. Dona Conceição, mãe, avó, bisavó e PROFESSORA. De uma retidão sem par, de uma mansidão e calmaria que lhe era própria, perpassou pela vida deixando marcas profundas naqueles que passaram por ela. E estou certo de que, tanto quanto ou mais, foi assim para aqueles que tinham a ventura do privilégio no convívio familiar.

Em nome da Secretaria Municipal de Educação de Cajapió-MA, eu Mosart Soares, digo OBRIGADO POR TUDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *