Dom Evaldo marca para agosto retomada das missas presenciais nas cidades da Diocese de Viana

O bispo da Diocese de Viana, Dom Evaldo Carvalho, marcou para agosto o retorno das missas nas paróquias da região do Campos e Lagos Maranhense. Na maioria das cidades, os decretos dos prefeitos já permitem a volta das atividades presenciais, inclusive as missas.

Bispo de Viana, Dom Evaldo

Em uma mensagem as fieis, o bispo disse que monitora a situaçao da Covid-19 em todas as cidades e que a retomada será gradual, tomando todas as recomendações das organizações de saúde.

Dom Evaldo também emitiu recomendações aos padres e fieis para preparar a retomada e disse que a diocese está atenta sobre os protocolos. Confiram a nota completa.

Aos párocos, administradores paroquiais, vigários, diáconos, religiosas e religiosos, e fiéis leigos da Diocese de Viana

Atentos à situação da pandemia gerada pela Covid-19, considerando todos os esforços que têm sido feitos para evitar o contágio do novo Coronavírus e plenamente cientes de que este momento exige de todos nós um grande esforço coletivo na prevenção e o cuidado com a vida e solidariedade, propomos iniciar de forma cautelosa o gradual processo de abertura para retomada das celebrações presenciais e atividades pastorais, a partir do dia 02 de agosto próximo.

Contudo, vale ressaltar que a retomada das atividades vai exigir a preparação de cada comunidade e de cada templo. Cada paróquia terá até a última semana do mês de julho para se adequar às exigências do protocolo higiênico-sanitário proposto pela Diocese, em consonância com a portaria do Governo estadual, os decretos dos gestores municipais e as orientações da CNBB.

Sempre no cuidado para proteger a saúde dos fiéis, sacerdotes e agentes de pastoral, colocamos como condição para a reabertura da igreja uma visita prévia ao ambiente da celebração. Designarei cada padre Coordenador de Setor para realizar, em meu nome, esta inspeção prévia até o final de julho e, só depois de atestado que a igreja ou o ambiente da celebração preenche todos os requisitos, será dada a autorização para sua abertura.

Cada pároco ou administrador paroquial deverá orientar suas comunidades quanto às medidas de prevenção e controle, que devem ser adotadas segundo as orientações da Diocese, podendo as mesmas ser adaptadas à realidade de cada comunidade, observando contudo as orientações, para que não seja implicada a perda de segurança dos fiéis e seja respeitada a saúde de todos.

Sugerimos que cada paróquia e comunidade organize uma Equipe de apoio que auxilie na observação rigorosa das regras sanitárias a serem cumpridas dentro e fora da igreja, como o uso correto de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento recomendado.

Além da correta limpeza e desinfecção do espaço físico, faz-se necessário também que o pároco ou administrador paroquial cuide para que as pessoas recebam a orientação correta sobre os hábitos preventivos a serem adotados, conforme os protocolos sanitários, para que contribuam para evitar a disseminação da pandemia, inclusive, orientando a evitar o tradicional costume de beijar as mãos uns dos outros para pedir a bênção, uma vez que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva.

 Em respeito às medidas preventivas contra a Covid-19, fica cancelada a realização em forma presencial dos dois eventos diocesanos que teríamos nesse semestre: Theotokos e Dia do(a) Catequista. Contudo, fica aberta uma oportunidade para o desenvolvimento do potencial criativo de alguma ação celebrativa destes eventos na modalidade on-line.

Informamos aos padres e diáconos que a Missa dos Santos Óleos, também chamada Missa da Unidade, será celebrada na Catedral diocesana no dia 25 de julho às 11h00, festa de São Tiago (Maior), Apóstolo. Em razão da pandemia esta missa será restrita aos padres e diáconos, para evitar aglomeração. Contudo, as demais pessoas poderão entrar em comunhão com este momento, acompanhando a celebração que será transmitida pelo Facebook ou Youtube da Diocese de Viana. Nesta missa iremos renovar as nossas promessas sacerdotais, iremos consagrar o óleo do Crisma e abençoar os outros óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo e Unção dos Enfermos.

Neste tempo de pandemia, exorto a todos a continuarem rezando pelas vítimas do Coronavírus e por todos nós, para que o Deus da vida plena nos conceda saúde, paz e bem!

Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM

Viana (MA), 11 de julho de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *