O prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Costinha, decidiu nesta quarta-feira, 06, decretar estado de Calamidade Pública em todo o município. A ação visa endurecer as medidas contra a Covid-19 e assegurar mais ações contra o avanço da pandemia.
Na prática, o documento permite que o gestor possa fazer contratações mais rápidas e endurecer as ações de combate à pandemia. Entre as novas medidas anunciadas estão a suspensão de atividades que possibilitem aglomerações pelos próximos 15 dias, iniciando de amanhã.
De acordo com o documento, estão suspensas as atividades não essenciais como festas, eventos, feiras, exposições, academias, clubes de serviços e lazer, salões de beleza, bares, restaurantes e lanchonetes. Em alguns casos, como restaurantes, poderão ser usados o sistema de entrega no balcão ou a domicílio.
O prefeito também anunciou que a partir do dia 8, estão vedadas a circulação de pessoas entre o período de 19 h até às 5 do dia seguinte, também pelo prazo de 15 dias. Transportes também sofrerão restrição e deverão passar por inspeção da Vigilância Epidemiológica.
O uso de máscaras também será obrigatório para transportes alternativos e em toda a sociedade, e bancos e demais estabelecimentos deverão cumprir as determinações das autoridades de saúde, no prazo de 72 horas. Só estabelecimentos comerciais indispensáveis à saúde funcionarão.
Em uma mensagem divulgada agora há pouco, Costinha disse que está preocupado com o avanço do Coronavírus em Olinda Nova do Maranhão, onde hoje passou de 04 para 12 casos confirmados. Ele pediu que as pessoas cumpram as determinações e disse que a situação do Hospital Municipal é preocupante.
Vejam o decreto, na íntegra. DECRETO DE CALAMIDADE PUBLICA
Prefeito compre os RESPIRADORES bota pra gastar o dinheiro que o Bolsonaro mandou pra nossa Cidade.
só decretar não serveprecisa de fiscalização