O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, divulgou nesta quarta-feira, 25, por meio de portaria os critérios de distribuição e entrega do material gráfico informativo sobre o coronavírus, álcool gel e equipamentos de proteção individual EPIs, para profissionais da área de saúde.
A segunda fase de distribuição será retomada nesta quinta-feira, 26, e vai contemplar 62 municípios filiados à federação. Entre eles, oito cidades da Baixada Maranhense: Cajari, Cajapió, Matinha, Palmeirândia, Penalva, São João Batista, São Bento e São Vicente Ferrer. Outras cidades da região já receberam os materiais na primeira etapa.
De acordo com a portaria, os critérios levaram em consideração a classificação de pandemia do Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, OMS; a Lei Federal Nº 13.979, que prevê medidas de enfrentamento para emergência internacional de saúde pública, e portaria do Ministério da Saúde sobre obrigação de articulação dos gestores do SUS.
Segundo os critérios estabelecidos, todos os municípios filiados, de médio e pequeno porte com população inferior a 100 mil habitantes, irão receber álcool gel. Terão prioridade as cidades atingidas pelas enchentes, onde há registro de pacientes sob suspeitas do Covid-19, aqueles que possuem atendimento em média e alta complexidade; os localizados em fronteiras e com menor IDH.
O escalonamento de atendimento será do menor para o maior em quantitativo populacional. A distribuição do kit composto por álcool gel, sabão, luvas e máscaras de proteção individual será de acordo este quantitativo. Na hipótese de surto de Covid-19 em terminado município, todos estes critérios serão suspensos, ganhando estes prioridade absoluta. Os produtos serão entregues diretamente na Famem ou por meio de entrega nos municípios, seguindo rotas estabelecidas.
Esse Erlanio é igual ao seu criador Weverton Rocha… UMA COMÉDIA!