Moradores da zona rural de Vitória do Mearim estão reclamando da decisão da prefeitura e da Secretaria de Educação, de demolir escolas da zona rural sem previsão de construir novas ou dar alternativas para os alunos.

Entre as escolas demolidas está a do povoado Ferreira, próximo à região do Coque, que está sendo demolida pela prefeitura e nenhuma alternativa foi dada para os alunos e nem previsão de construção de um novo prédio tem. A unidade de ensino atende pelo menos seis outros povoados.
Segundo as informações chegadas ao Blog do Jailson Mendes, várias escolas da zona rural estão passando pelo mesmo processo e os alunos e pais reclamaram da situação. A escola do povoado Ferreira foi citada em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, após denúncias, pedindo que a Justiça obrigue a prefeitura a recuperar cerca de 10 escolas de Vitória do Mearim, que estão prestes a cair.
Segundo os moradores, até os materiais já foram levados para escolas de outras regiões. Entre as preocupações estão a retirada dos materiais da unidade de ensino para escolas de outras regiões e como serão levados os alunos para outros povoados. Até agora a Semed não se manifestou sobre as reivindicações.