O desembargador Lourival Serejo é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão nesta quarta-feira (18). Ele é natural da cidade de Viana, na Baixada Maranhense, e era o nome do atual presidente da corte, desembargador José Joaquim Figueiredo.

O magistrado, que estava disputando o cargo com a desembargadora Nelma Sarney, recebeu 16 votos contra 14 da sua opositora. Ele vai comandar a Corte Judiciária durante o biênio que se inicia em abril de 2020 e vai até abril de 2022.
Lourival estava a frente da vice-presidência do Tribunal desde 2017, quando foi eleito para o cargo. O vice-presidente será o desembargador José Bernardo Rodrigues e a corregedora, a desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte.
Nascido no município de Viana, no Maranhão, formou-se na Faculdade de Direito do Maranhão, especializando-se em Direito Público (Faculdade de Direito do Ceará) e em Direito Processual Civil (Universidade Federal de Pernambuco). Antes de ingressar na magistratura, Lourival Serejo foi advogado e promotor de Justiça.
Como magistrado, serviu nas comarcas de Arari, Brejo, Imperatriz e São Luís. Na capital, foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), juiz auditor da Justiça Militar, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O desembargador ocupa a Cadeira nº 35 da Academia Maranhense de Letras. É também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras. Possui várias obras publicadas nas áreas literária e jurídica. Atualmente, é membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde exerce o cargo de presidente.