Uma Audiência Pública realizada em São Vicente Ferrer definiu os quatro cursos técnicos que serão oferecidos no primeiro ano após a inauguração do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) da cidade. O evento foi realizado ontem, 04, com a presença de representantes do Governo do Estado, prefeituras, secretarias, alunos e instituições da Baixada Maranhense.
Entre os presentes estavam os prefeitos Dr. Marcone e Conceição Castro; o secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o reitor do IEMA, Jhonatan Almada; o superintendente de Articulação Política, Luiz Everton; secretários, vereadores, alunos e representantes de instituições de vários municípios da Baixada Maranhense. Após os debates coordenados pela equipe técnica do IEMA, foram escolhidos os quatro cursos.
Em conversa com o Blog do Jailson Mendes, o secretário de educação do município, Fábio Teixeira, disse que os cursos escolhidos foram Agricultura, Serviços Jurídicos, Apicultura e Manutenção e Suporte em Informática e que eles foram os escolhidos a partir de um questionário respondido pelos presentes, entre os cinco cursos selecionados a partir de um estudo do arranjo produtivo local.
Ao falar aos presentes, a prefeita da cidade, Conceição Castro, agradeceu a presença de todos e disse que esse também é um compromisso também fechado entre ela e o Governo do Estado com o povo da Baixada Maranhense. “Hoje o IEMA é uma realidade em nossa região e quero aqui agradecer imensamente essa parceria e dizer que essa obra é uma ação histórico do nosso governador Flávio Dino e São Vicente, como município escolhido, é o mais contemplado, juntamente com todos os demais municípios”, disse.
Já o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, disse que ‘a unidade de São Vicente permite que jovens maranhenses, da periferia, da zona rural, do interior, possam ser medalhistas nacionais e internacionais’. Ele explicou também que o IEMA conta com o investimento de mais de R$ 12 milhões e dará uma estrutura completa para que alunos e professores possam realizar suas atividades com excelência e que contará com 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio coberto, auditório com capacidade para 200 lugares, laboratórios especiais e seis diversos, área de vivência e refeitório.
Para o secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o instituto da Baixada Maranhense é um marco histórico. “Isso aqui é futuro, e eu tenho orgulho de ter ajudado a trazer a melhor escola do Maranhão para São Vicente Férrer”, comentou o secretário. “Não estamos preocupados apenas com o aspecto cognitivo. No #IEMA, também oferecemos formações socioemocionais”, explicou diretor de Ensino e Pesquisa Elinaldo Silva.
Fabrica faz uma jornalista no IEMA, com a mesma empresa de preferencia.