Duas alunas da Rede Pública da cidade de Matinha foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) deste ano. A lista dos vencedores foi divulgada nesta terça-feira (3), no site da competição.

A estudante Abgail Nunes Silva, da escola ‘João Francisco Gomes’, do povoado Itans, foi a escolhida com a Medalha de Bronze. Já a jovem Mayra Morais Cutrim, da escola ‘José Conceição Amaral’, será premiada com Menção Honrosa na OBMEP 2019. Elas foram orientadas pelos professores Evandro Cantanhede e Raimundo Nonato.
A 15ª edição da Obmep registrou mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas, de 99,71% dos municípios brasileiros. O torneio é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas.
Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.
Criada em 2005, a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A olimpíada é realizada pelo Impa e pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Parabéns às estudantes, isso é resultado de seus esforços e interesses, que vcsc ontinuem dedicadas nos estudos.
Muito bom, ainda temos esperança.
Parabéns meninas, sou matinhense e fico muito feliz em ver nossa cidade tão bem representada…
Sucesso!