O Blog do Jailson Mendes recebeu um novo artigo do ex-prefeito Luiz Figueiredo, comentando sobre as eleições em São João Batista no próximo ano. Ao escrever aos leitores, ele cobra conhecimento mínimo da real situação da Prefeitura Municipal e noções sobre a missão de um prefeito.

“Os candidatos deveriam ser preparados para ter o conhecimento mínimo para essa importante missão. É indispensável de tenham noções básicas nas áreas de planejamento, orçamento e contabilidade além de uma visão geral da situação do município, com as suas dificuldades e graves problemas de infraestrutura”, diz.
Recentemente, um artigo polêmico foi assinado pelo ex-prefeito, falando que Mecinho e Carlos Figueiredo polarizam as eleições em São João Batista. Vejam o novo artigo…
Eleições 2020
Estamos a quase um ano das eleições municipais, quando mais 5.500 municípios brasileiros irão eleger novos prefeitos e renovar as câmaras municipais. O que causa estranheza é a grande antecipação da disputa como se a eleição fosse hoje. No passado recente essa articulação para viabilizar as candidaturas ocorria no ano eleitoral e acirrava-se após as convenções, geralmente realizadas no mês de junho.
Todos sabem das dificuldades financeiras por que passam os municípios e mesmo assim é muito grande o interesse por esse imenso abacaxi. Pessoas muitas vezes sem o preparo necessário para equacionar e dar solução para os grandes problemas que atingem as populações interioranas principalmente com relação à educação, à saúde, a urbanização e ao meio ambiente, insistem em ser candidatos.
Os candidatos deveriam ser preparados para ter o conhecimento mínimo para essa importante missão. É indispensável de tenham noções básicas nas áreas de planejamento, orçamento e contabilidade além de uma visão geral da situação do município, com as suas dificuldades e graves problemas de infraestrutura. Eu sou daqueles que defendem que todo candidato tenha sido pelo menos vereador, ou, comprovadamente já tenha exercido outros cargos na administração pública.
São João Batista desde a sua criação já teve prefeitos de todos os naipes, alguns com pouco conhecimento ou experiência e outros que deram muito orgulho ao povo joanino pela seriedade e capacidade de trabalho. O nosso primeiro prefeito foi José Ribamar Martins, nomeado interventor pelo Governador Matos Carvalho, passou pouco mais de dois anos, até que o Supremo Tribunal anulou o ato governamental numa ação ajuizada pelo prefeito Chiquitinho de São Vicente Ferrer.
Nesse período o TRE marcou eleições para prefeito sendo eleito José Porfírio Costa, que apesar de eleito nunca assumiu. Depois o município foi criado através de lei pela Assembleia Legislativa. Marcada nova eleição foi eleito o primeiro prefeito Merval Marques Figueiredo. Depois vieram Achilles, Luiz, Jorge, Nhozinho, Tonho, Zequinha, Eduardo, Surama, Júnior, Amarildo e João.
Alguns realizaram muito, outros muito pouco, dependendo da capacidade, honestidade, e sensibilidade de cada um para tratar a coisa pública. De nada adianta argumentar que o município não dispõe de recursos, tem sim… O que precisa é de planejamento para que sejam aplicados com racionalidade e economia os recursos disponíveis. E só assim será possível fazer muito mais!!!
Luiz Figueiredo, ex-prefeito de São João Batista
LUIZ COMO SEMPRE, MUITO CIRÚRGICO
CHEGOU AO PONTO DA QUESTÃO
A MAIORIA DOS PREFEITOS NÃO TEM UM PINGO DE PLANEJAMENTO
ARTIGO EXCELENTE E OPORTUNO AO MOMENTO
luiz só faltou fazer isso quando tava na adminisyração dele hehehehehehe
Vivemos um momento delicado na “política”, face a retomada da “direita”, no governo federal. Nas eleições de 2020, isso terá reflexos e, dependendo de apoio, coligações, pode haver mudança. Inclusive, na atual “Gestao”, do município, pelo conhecimento das necessidades, o atual “gestir”, vem realizando obras, que muitos que por lá passaram, nunca fizeram. “Bom senso”, antes de criticar, “Coragem pra dizer a verdade”, O povo espera e aguarda ansioso por mudança! Obrigado!
Quando Luis foi prefeito em 1900 e carne de porco o prefeito tirava dinheiro na boca do caixa e fazia o qui queria, não tinha nem TCE, me compre um bode, é o último, Prenha já vendeu tudinho pa jailson
O Marciano está muito mal informado
Fui prefeito de 1968 a 1972
TCE e TCU sempre existiram e todos passaram por aqui
Apresentadas as contas foram todas aprovadas sem restrições.
Não tinhamos aqui agência do Banco Brasil, o dinheiro era sacado em São Luís e transportado de avião, e aplicado
com muito critério e seredade, o que resultou na grande quantidade de realizações.
Água, luz, calçamento, praça da Matriz, mercado, matadouro, extermínio de um grande areial que tomava rua principal, muros de arrrimo em vários locais, colégios, hospital, caçamba e trator de esteira novos, estradas vicinais, o aterro da Raposa, estrada de Santana, educação de qualidade e boa assistência médica. Doze professoras normalistas contatadas de uma só vez.
Luiz se mostra com a cara do político moderno, postando belos textos em redes sociais, agora só não entendo o paradoxo entre o texto e sua escolha política em SJB, me diz Luiz,sem citar nomes, qual a experiência pública política que o candidato que tu apoia em SJB tem? , um cidadão que Todas as vezes é pre- candidato e nunca matem seu nome na urna? aliás lembro que foi vice pela injustiça, que msm com todo tsunamis de apoio ainda é o quarto nas pesquisas em SJB, Luiz procura vê em quem o povo de SJB quer Votar por livre e espontânea vontade
Valeu!!! Bravo!!! Sem comentários.