A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado confirmou a presença do governador Flávio Dino na próxima sexta-feira, 8, na cidade de Matinha. Lá, ao lado da prefeita Linielda de Eldo e de secretários de estado, ele estará entregando aos matinhenses a ‘Estrada do Peixe’ e uma geleira, ambas localizadas no povoado Itans.
A estrada foi inicia em 2017 e liga o povoado Itans à sede de Matinha e é uma das melhores ações do Governo do Estado na Baixada Maranhense. Executada pela secretaria de estado da Infraestrutura (Sinfra), com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o investimento de R$ 15 milhões garante a construção de 16 km de asfaltamento.
A estrada liga Itans à Matinha, facilitando o escoamento de produção do peixe na Baixada Maranhense, a principal vocação econômica da região. Uma outra obra é a entrega, construída por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), é a Fábrica de Gelo em Escamas, no mesmo povoado. Com um investimento da ordem de R$ 625.373,79, o Projeto de Melhoria na Estrutura de Conservação do Pescado integra o Programa Estadual de Inclusão Socioprodutiva Mais Renda, coordenado pela Sedes.
A fábrica visa atender a demanda oriunda das atividades de piscicultura e pesca artesanal nos povoados pertencentes ao município, garantindo, assim, condições de conservação, consumo e comercialização nos centros comerciais do Estado. A fábrica produzirá cerca de 9,5 toneladas de gelo diariamente, que será utilizado na conservação do pescado por processo de resfriamento, gerando emprego e renda às famílias de 125 piscicultores que sobrevivem desta atividade.
Além disso, a obra elevará em 20% o nível e o padrão da conservação do pescado com a utilização de recursos e processos (equipamentos e materiais), adequados ao aproveitamento e melhoramento da qualidade e da produção do pescado. Ainda na oportunidade, a prefeita Linielda de Eldo entregará a quadra poliesportiva vereador ‘Mário Nascimento – Bina’, concluída nesta gestão, após ser retomado o convênio com o Governo Federal.