Doze alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cajapió receberam ontem, 01, as medalhas pelo excelente desempenho na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O evento foi realizada na escola ‘José Caetano Vaz’ e contou com os doze medalhistas, professores, diretores, coordenadores, secretários, vice-prefeita e do prefeito da cidade, Dr. Marcone, além da decana, Fernanda Joana Rosa Cutrim. Segundo Mosart Soares, secretário de educação de Cajapió, a cerimônia foi totalmente orientada por regras estabelecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e premiou 7 alunos medalhistas de ouro, 4 de prata e uma de bronze.
Ao se dirigir aos medalhistas, Mosart falou do privilégio em poder conduzir a educação nessa etapa de grandes conquistas e recordou que os medalhistas de Cajapió possuem grande honra, considerando o universo de mais de 800 mil alunos de todo o país e finalizou agradecendo ao empenho de todos os profissionais da escola.
Na mesma linha, o prefeito Dr. Marcone comemorou o resultado e autorizou que o secretário estenda a todas as escolas da Rede Municipal a possibilidade de participarem da OBA e desafios os estudantes a conseguiram no mínimo 50 medalhas no próximo ano, destacando o mérito de cada um.
A olimpíada
Mais de 800 mil estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio participaram da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada em todo o território nacional e contou com a participação de quase 18 mil escolas cadastradas.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira. Há, ainda no âmbito da competição, um outro evento que tem empolgado os estudantes: a Mostra Brasileira de Foguetes, a MOBFOG.