Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Cajapió inovou na realização do tradicional Desfile Cívico durante a semana da pátria. Este ano, coordenado pelo secretário Mosart Soares, o desfile homenageou a invenção da escrita pelos povos sumérios.
Durante as apresentações, realizadas na quinta e sexta-feira desta semana, as escolas da Rede Municipal de Ensino, destacaram a língua e a escrita, que são creditados aos sumérios, pelo Sistema Cuneiforme (caracteres em forma de cunha), que foi utilizada por toda a Mesopotâmia e povos vizinhos. A escrita suméria está grafada em cuneiforme e é a mais antiga língua humana escrita conhecida.
Na quinta-feira, os desfiles foram da escolas da Educação Infantil, que, entre outras coisas, exibiram o orgulho e a importância de um país independente, além de fazer protestos a favor do Meio Ambiente e da Amazônia. Na sexta, com concentração na Praça da Matriz, o desfile das demais unidades de ensino, que mostraram todo o processo que resultou na invenção da escrita e como isso mudou a humanidade.
Segundo o secretário Mosart Soares, o desfile trabalhou desde os primeiros rabiscos da Mesopotâmia, passando pela complexidade dos tipos de alfabetos, pela Biblioteca de Alexandria, chegando até as tendências pedagógicas de cunho sintéticos e atuais. “Foi uma aula pública aberta e aberta, com exposições e ilustrações dos alunos e professores. E é desta forma que estamos fazendo nos últimos três anos”, comentou.
O prefeito da cidade, Dr. Marcone, acompanhado de secretários e vereadores, participou das apresentações e parabenizou todos os envolvidos. Vejam as fotos…