O prefeito de São João Batista, João Dominici, esteve ontem reunido com o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, e, juntamente com outros gestores, reclamou dos sucessivos bloqueios do Fundo de Participação do Município.
Diversos prefeitos se reuniram com o presidente da Famem e informaram que tiveram o Fundo de Participação dos Municípios (FMP) bloqueado ou retido do primeiro e segundo decêndios. Algumas prefeituras tiveram as duas parcelas bloqueadas, gerando atraso em folhas de pagamento de pessoa.
Pelo menos 27 prefeituras estiveram representadas na reunião convocada pelo presidente da Famem. O terceiro decêndio do mês de julho será pago nesta terça-feira (30). Como respostas, Erlânio Xavier nunciou que vai procurar o presidente Jair Bolsonaro para resolver o problema dos municípios maranhenses que tiveram o Fundo de Participação dos Municípios, FPM, bloqueados ou retirados pela Receita Federal.
No encontro foi constituída uma comissão de seis prefeitos que irá acompanhar em Brasília a condução política do impasse. Deputados e senadores da bancada federal do Maranhão serão convidados para reforçar a comissão em seus pleitos junto ao Governo Federal. Além de São João Batista, municípios como São Vicente Ferrer, Vitória do Mearim, Anajatuba e outras cidades também estão sofrendo os mesmos bloqueios.
Impossível administrar pagando a fava que o boi cumeu