O Ministério da Saúde (MS) abriu nesta segunda-feira (27) uma nova etapa do Programa Mais Médicos. No Maranhão, 66 cidades precisam de 138 médicos, a maioria de extrema pobreza, segundo o Governo Federal. A cidade com mais vagas é Caxias.
Na Baixada Maranhense, o município que mais deve receber médicos é Matinha. Ao todo, estão sendo ofertadas 5 vagas para o município. Cajari, Olinda Nova do Maranhão e São Bento receberão dois médicos cada e Penalva e Viana, dois para cada cidade.
Esta é a segunda vez que o Ministério da Saúde abre o programa para novos interessados desde a saída dos médicos cubanos. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 29. A expectativa do ministério é de que os médicos comecem a atuar já em junho.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Mais Médicos. Nos dias 6 e 7 de junho, os candidatos deverão acessar o sistema para informar em qual localidade têm interesse em trabalhar.
Entre os requisitos necessários para fazer a inscrição estão ser formado em medicina e possuir a habilitação em qualquer Conselho Regional de Medicina do país – CRM válido. Caso haja vagas remanescentes, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países.
Ainda com as vagas desocupadas ou desistência dos médicos alocados nunca fazem os editais para os médicos cubanos que ficamos no Brasil e estamos dispostos a participar