Acontece neste sábado e domingo (18 e 19), em São Luis, a fase final da II Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme, um campeonato envolvendo mais de 360 atletas oriundos de quilombos de 16 municípios maranhenses. O evento esportivo tem o apoio do Governo do Estado através das Secretarias de Igualdade Racial e de Esporte e Lazer e é realizado pelo Instituto Solis, com patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Os jogos ocorrem nos campos CFAP na BR 135, (Vargem Grande x Santa Helana e Alcântara x Peritoró); Moreirão no Santo Antonio (Olinda Nova x Anajatuba e Sta Rita x Bequimão), Santa Cruz (Serrano x Itapecuru e Dom Pedro x Cajari) e campo Coroadinho (S. Mateus x Monção e Cajapió x Guimarães), com jogos nos horários das 8h e 9h30 e a decisão dos vencedores será na tarde do domingo.
A segunda Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme iniciou em meados de dezembro, com a etapa classificatória, e foram realizados jogos nos campos dos quilombos dos municípios de Olinda Nova, Cajari, Cajapió, Anajatuba, Santa Rita, Itapecuru, Santa Helena, Monção, São Mateus, Serrano, Guimarães, Peritoró, Bequimão, Vargem Grande, Alcântara e Brejo.
As prefeituras municipais firmaram parceria com os organizadores e cederam os campos de futebol, transportes para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que aconteceu sempre em quilombos. Cada município contou com 12 equipes de atletas, totalizando 192 times e envolveu mais de 4.400 pessoas, entre atletas e equipe técnica.
A primeira edição do torneio aconteceu em 2016 e envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. A fase final aconteceu em São Luís e os atletas de Serrano do Maranhão foram os grandes vencedores; em segundo lugar ficou o time de Monção e em terceiro, a equipe de Alcântara.