O município de Olinda Nova do Maranhão, comandado pelo prefeito Costinha, lidera o ranking de vacinação contra a gripe na regional de Viana, na Baixada Maranhense. Em segundo lugar aparece a cidade de Matinha, administrada pela prefeita Linielda de Eldo.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza acontecerá no Maranhão no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo que o Dia D foi realizado no último sábado, em todos os municípios. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos.
Olinda aparece em primeiro lugar, com 67,25% da meta alcançada e Matinha, em segundo, está com 57,42%. Os demais municípios de Bacurituba, Penalva, Cajapió, Cajari, Viana, São João Batista, São Vicente, São Bento e Palmeirândia aparecem abaixo da meta.
A vacinação começou com o atendimento de gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Ao todo, 2.036.900 doses da vacina contra influenza serão enviadas ao Maranhão em cinco etapas. A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza será ofertada aos demais grupos prioritários, que são: pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas.
Além disso, a vacina será ofertada aos povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Informação desatualizada