TCE identifica funcionário lotado em 7 prefeituras do Maranhão; promotor explica campanha do MPMA

O Maranhão apresenta hoje cerca de 37 mil casos de acúmulo indevido de cargos em todo o estado, o que corresponde a 20% da folha. A grande maioria envolve a contratação de profissionais da Educação.

Resultado de imagem para PROMOTOR DE SÃO JOÃO BATISTA, FELIPE ROTONDO
Promotor de São João Batista explicou a campanha do MPMA

A revelação é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que está investindo no aperfeiçoamento dos mecanismos de controle sobre a folha de pagamentos, despesa que envolve em média 60% do orçamento dos municípios em todo o país.

Um caso curioso que será investigado é de um servidor identificado como Asnulfo Suarez Duarte, que trabalha em sete prefeituras ao mesmo tempo. Segundo o relatório do TCE, ele é servidor das prefeituras de São Vicente Ferrer, São João Batista, Bacurituba, Morros, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Porto Rico.

Assim como esses casos, existem outros em vários municípios. Porém, muitos servidores estão com medo e o Blog do Jailson Mendes conversou hoje com o promotor de São João Batista, Felipe Rotondo, sobre a campanha. Segundo ele, as pessoas que estão aparecendo nas listas do TCE não estão, necessariamente, envolvidas nas denúncias de cargos acumulados.

Rotondo disse que o TCE lançou o sistema de cruzamento de dados o que permite fácil identificação de duplos ou múltiplos vínculos de servidores e que, com base nesse banco de dados, o Ministério Público lançou uma campanha institucional para combater os acúmulos ilegais em todas as promotorias de justiça.

Ainda segundo ele, todos os gestores estão sendo notificados para que justifiquem a razão de os servidores estarem em situação de acumulo ilegal, devendo, após confirmado o acumulo, instaurar procedimento administrativo contra os servidores irregulares. Ele ainda explicou que, se o município instaurar os procedimentos e os servidores regularizarem a situação, não será instaurada investigação contra o servidor em razão da perda do objeto.

Por outro lado, se o município não fizer nada, será investigada a conduta do gestor e será também instaurada investigação contra os servidores. Mais informações podem ser acessadas em http://site.tce.ma.gov.br/index.php/noticias-internet/2524-ma-tem-quase-40-mil-casos-de-acumulacao-indevida-de-cargos

10 respostas para “TCE identifica funcionário lotado em 7 prefeituras do Maranhão; promotor explica campanha do MPMA”

  1. O promotor pensa que vai ajeitar o mundo tire essa ideia da cachola são todos pais de familia que querem trabalhar a maldade no coracao humano e muito grande vamos fazer uma reflexao nas nossas vidas e vê por que o mundo ta assim, todos vamos morrer, tente dormir a noite com a concoência limpa vendo pessoas trabalhadoras tendo que abri mao de seus empregos.
    Tem filhos pra criar, em outros municipios os promotores so representarao o prefeito aqui por pura maldade os pobres que trabalha vários orarios pra ter uma vida melhorzinha tem que responde por isso.
    Mais deus nao dorme.
    O mundo da muitas voltas a lei da semeadura é verdade.
    Tudo o que fazemos de mau para os outros nós pagamos é só botar a mente pra funcionar.

    1. Sim, o mundo dá voltas! Mas o que explicar de funcionários que trabalha em outros municípios ao mesmo tempo? Essas vagas poderiam ser para outras pessoas que precisam sustentar uma família!
      Parabéns ao Promotor dessa cidade!

  2. Em São João Batista, tem funcionário que recebe todo mês seu salário como funcionário da secretaria de educação e gerente de loja em São Luís.

  3. Pessoal. Não se apavore, é possível acumular dois cargos de professores. Um de professor com outro cargo tecnico. Dois de profissionais de saúde.
    Quem tá na lista e aparece com dois vínculos desses cargos e tenha compatibilidade de horário não está em acúmulo ilegal.
    Agora em hipótese alguma é possível acumular 3 ou mais cargos, ainda que seja de professores e tenha compatibilidade de horário.
    Portanto, quem tem dois cargos nas condições acima fiquem tranquilos..
    Que tem dois ou mais cargos, deve ficar atento a notificação da prefeituras e fazerem a opção no prazo que nao terá maiores problema, agora quem não fizer pode está sujeito a perder todos os cargos e ainda devolverem os valores recebidos.
    Fica a dica.

  4. Promotor como Benedito Coroba são joão Batista nunca mais vai ter.
    Homem de muito conhecimento porém humano.
    Pra esse sim eu bato palmas.
    Esse Rotondo só quem bate palma são os politiqueiros que querem ver o municipio afundar.

    1. Tem muita gente que só quer que envestiguem os outros. Quando é investigado, logo alega perseguição e injustiça.
      Vamos assumir nossos erros e sermos sóbrios pra assumir nossas responsabilidades.
      É bom lembrar que estive no júri e como professor me envergonhei não do promotor, que por diversas vezes nos chamou atenção sobre a sociedade que queremos. Senti vergonha foi dos professores que resolveram absolver o acusado, que claramente era culpado, só por que conheciam ele e a família dele.
      Quando é que mudaremos, se nossa classe quer viver em meio a corrupção e acúmulo ilegal de cargos, na maioria das vezes colocando parentes no nosso lugar pra dar aula?
      Fica essa reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *