O presidente do Sindicato dos Professores de São João Batista, Israel Melônio, informou aos professores que o prefeito João Dominici suspendeu a ajuda mensal que os docentes dão ao sindicato, através de desconto automático, feito pela prefeitura. Com isso, o presidente do SindProf disse que é uma tentativa de enfraquecer o órgão e que atividades na sede do sindicato já estão parando.
De acordo com as mensagens publicadas no grupo do SindProf, onde estão todos os professores filiados ao sindicato, Israel acusou o prefeito de São João Batista de agir após o movimento que o sindicato fez no fim do ano passado. “Depois do movimento que fizemos para garantir o pagamento dos nossos direitos, bem como o décimo terceiro e o salário de dezembro, recebi ameaças e tentativa por parte do Gestor Municipal, de enfraquecimento do nosso sindicato e da categoria”, disse Israel Melônio.
Ainda segundo ele, após a suspensão dos recursos, a presidência foi obrigada a despachar os funcionários da sede do SindProf, suspender a internet e com isso, terá dificuldades para manter a sede funcionando. “Simplesmente porque a Gestão Municipal decidiu, de forma unilateral, não mais descontar e repassar a contribuição social sindical mensal que é descontado mensalmente com nossa autorização a partir do preenchimento da Ficha de Associado”, comunicou Israel.
De acordo com o professor, isso também é uma manobra para inviabilizar a contratação de advogados. “Essa forma de suspender é mais uma manobra para inviabilizar a contratação de advogados para nos defender, de realizarmos nossos momentos de confraternização, de impedir o funcionamento de uma sede digna da qual possuímos, climatizado e arejado como nós gostaríamos que fosse as nossas escolas”, concluiu. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato em conversa com o Blog do Jailson Mendes.
Em repostas às acusações, o secretário de Articulação Política e Comunicação da Prefeitura de São João Batista, Eduardo Dominici, alegou mudanças na lei e apresentou um ofício enviado a todos os sindicatos do município, informando sobre a suspensão dos repasses diretos. Eles apresentaram uma cópia dos ofícios despachados e alegaram mudanças na lei recentemente, citando a Lei da Reforma Trabalhista, que suspendeu as contribuições financeiras.
Além disso, a gestão disse que não há nenhum convênio fechado entre os dois órgãos, tratando sobre esses repasses e disse que fez isso com todos os sindicatos, não somente com o SindProf. “Considerando que não existe nesse município, nenhum convênio ou contrato de retenção de valores perante os servidores, perante quaisquer sindicatos, e os contratos administrativos são sempre formais e escritos. Considerando a reforma trabalhista que suspendeu a obrigatoriedade da retenção de contribuições sindicais, através da LEI Nº 13.467/2017, que desobrigou a retenção pelas empresas e entes públicos”, diz parte do ofício.
Por fim, o expediente assinado pela secretária de Administração Maria Da Guarda Penha informou a suspensão dos repasses automáticos. “Em razão disto, vem comunicar a essa Presidência, com antecedência, que não haverá mais retenção da contribuição sindical na folha de pagamento dos servidores, a partir do mês de fevereiro/2019, por falta de amparo legal, bem como por falta de qualquer convênio perante a Administração Pública Municipal e o referido Sindicato. Oportunamente e buscando evitar surpresas financeiras, vem requerer que tais contribuições sejam recebidas diretamente dos associados. Por fim, quaisquer dúvidas ou esclarecimento estaremos sempre a disposição”, finaliza.
Vejam a cópia dos ofícios enviados OFICIO 09 SINDICATO RETENÇÃO SINDICAL SJB
Blog do Jailson Mendes
Blog do Jailson Mens removeu este comentário
denuncia pro promotor israel, que ele tem coragem de mover uma ação por isso hehehehe
ISRAEL CADÊ A TUA PRESTAÇÃO DE CONTAS QUE TU NUNCA FEZ?
ALÔ PROMOTOR DE JUSTIÇA RETONDO..CADÊ, ISSO VC NÃO FAZ NADA?
Tire a máscara, apareça e vá no Sindprof. Vc é professor, não é? Os sócios sabem que as prestações de contas estão em dia
OFÍCIO SEM ASSINATURA NÃO VALE
Eita SJB e agora?
Estão querendo acabar com os sindicatos estes que são unicamente quem ainda briga por direitos dos trabalhadores e os professores não irão parar
Redes sociais têm q ser mostrado o que estão fazendo pra derrubar o Ssindiprof
político temm medo de sair nas redes sociais
Gestores vcs estão aí de passagem lembrem se disso alô vereadores professores se liguem
Nosso presidente tem moral e tem apoio de roda categoria. Todos Os professores com ele. Nosso presidente está blindado por Deus e por nós! Avante, Israel! Avante, categoria! Avante, sindprof!
tem moral nada, peça pra ele fazer a prestação de contas
Eu acredito na força do povo,na união de todos,porque não ir às ruas e gritar? “fora corruptos”.
Sei que ainda existem pessoas de caráter e coragem em SJB,que não tem rabo preso com político e nem precisam chupar ovo de ninguém…E que essas pessoas estão prontas para mudar essa realidade de ” bandidagens e ilegalidades”que estão destruindo nossa cidade… #VOCESNUNCAMAIS.
Boa tarde ! Essa atitude de Israel está vindo a público é vergonhoso , imoral , essas manobras de permanecer presidente do SINDPROF desde a sua fundação, é sim de uma pessoa de mal caráter, e ainda tem aquela mesma panelinha de sempre. A distribuição sindical não é mais obrigatória, agora Israel ficou mais simples quem quiser contribuir com você, faça as prestações de contas do SINDIPROF aberta para os sócios , abra a caixa preta desse Sindicato. Agora é Lei as contribuições não são mais obrigatória , faça aquela manobra faça carnês para os alienados e não culpe a Prefeitura.
Boa tarde ! Essa atitude de Israel está vindo a público é vergonhosa , imoral , essas manobras de permanecer presidente do SINDPROF desde a sua fundação, é sim de uma pessoa de mal caráter, e ainda tem aquela mesma panelinha de sempre. A contribuição sindical não é mais obrigatória, agora Israel ficou mais simples quem quiser contribuir com você, faça as prestações de contas do SINDIPROF aberta para os sócios , abra a caixa preta desse Sindicato. Agora é Lei as contribuições não são mais obrigatória , faça aquela manobra faça carnês para os alienados e não culpe a Prefeitura.
Israel sempre foi escolhido pela categoria. Sempre houve eleição babaca. Agora se tu é revoltado com isso ou ru atura ou tu surta. Foi eleito este ano mesmo para mais 4 anos.