Produtores rurais integrantes do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 08, na agência do Banco do Brasil para receberem o cartão que dá acesso ao recebimento das vendas dos seus produtos adquiridos pela Prefeitura Municipal de São Vicente Ferrer, através da Secretaria de Agricultura.
Pelo seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) em seu eixo Inclusão Produtiva Rural. Mais de 30 produtores, de diversa comunidades de São Vicente, receberam o cartão e foram acompanhados pela prefeita da cidade, Conceição Castro; pelo secretário de Finanças, Fabinho Ferreira; pelo secretário de Agricultura, Nonato de Vital; e pelo representante do Banco do Brasil, Washington.
Os agricultores irão fornecer produtos para o Hospital Municipal, Cras, escolas e demais órgãos públicos do município. A prefeita Conceição disse que de posse do cartão e da senha, o assentado ou o agricultor familiar terá maior facilidade para sacar o dinheiro diretamente nos terminais da agência bancária. “Essa ação já tinha sido anunciado por nós e agora só confirmamos essa parceria, que a nossa gestão tem firmado com diversas instituições estaduais e federais, a exemplo do Incra e Banco do Brasil”, ressaltou.
Ainda segundo a prefeita, a Secretaria Municipal de Agricultura é responsável pelo recebimento e inspeção de cada produto para garantir mais qualidade aos alimentos da merenda escolar e alimentação para os demais órgãos. Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.
Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Blog do Jailson Mendes
Que maravilha! Vender e não receber… Não é faboca?
O CARTÃO É BOM RECERBER, MAS BOM MESMO É O DINHEIRO QUE NÃO IRÁ CAIR
A gente deixam de inveja , obg Conceição por ter dado essa oportunidade a essa família.
??????