Morre aos 93 anos João de Agenor, ex-vice-prefeito de São João Batista

João de Agenor

Morreu, às 06 horas de hoje, o ex-vice-prefeito do município de São João Batista, João Penha Dominici, conhecido popularmente como João de Agenor. Segundo as informações de familiares, ele faleceu em São Luis e o corpo deve ser encaminhado ainda hoje para sua cidade natal.

Aos 93 anos, João de Agenor foi uma das pessoas que mais contribuíram para a cidade de São João Batista. O corpo deve chegar por volta das 13 horas de hoje em São João Batista e deve ser enterrado amanhã, no cemitério do povoado Pedras, pela manhã. O Blog do Jailson Mendes reproduz uma homenagem que o professor Batista Azevedo fez em 2012.

“Esta coluna tem a honra de prestar uma justa homenagem. É igualmente “gente da gente”, como muitos que haverão de ainda estar aqui. Este é por demais merecedor de ilustrar a nossa galeria de homens probos. É uma das nossas ilustres “Figuras de Proa”. Trata-se de “Seu João de Agenor”, como nós mais o conhecemos.

Na verdade João Penha Dominici, seu nome completo,  traz a marca de dois nomes das mais distintas e tradicionais famílias que compõem o universo da nossa sociedade: os Penhas e os Dominicis. Seu João é hoje um senhor de 87 anos. Foi casado com Dona Neuza (já falecida) com quem teve 14 filhos. É extensa a sua prole: Vagui, Maria, Agenor, Fan, Nena, Técio (Riba), Katié, Gato, Robson, Lúcia, Uira e Vânia, todos vivos. Além de Rosa e Carlos já falecidos.

Seu João sempre teve um jeito muito particular de falar das coisas da vida. Foi por muitos anos Escrivão de justiça do Cartório do 2º ofício. Foi pelas mãos dele que muitos dos joaninos tiveram o seu registro de nascimento. Exerceu também cargos públicos eletivos no princípio de nossa política. Foi vereador da 2ª legislatura (……) e logo em seguida Vice-Prefeito ao lado do Drº Luiz Figueiredo, na gestão de 1969 – 1972. Da sua geração são poucos os que ainda estão vivos. Seu João é um registro vivo da história inicial de São João Batista. Na vida pública sempre foi partidário do velho Chiquitinho Figueiredo.

Hoje é aposentado e reside ainda na mesma casa da Rua Getúlio Vargas, e bastante lúcido relembra ainda os bons momentos da vida joanina. Tem como extensão de sua família mais de duas dezenas de netos e bisnetos. Este Blog tem a satisfação de emoldurar-se com este respeitado cidadão, que é digno do respeito e admiração de todos nós joaninos. E assim nós vamos formando a nossa galeria de homens e mulheres que dignificam a nossa terra.

Seu João de Agenor é sem dúvida “gente da gente”. A ele a nossa homenagem.

Ex-vice-prefeito reunido para comemorar seu aniversário com a família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *