Caravana Cultura Viva leva palestras e cursos de capacitação para incentivadores culturais de Matinha

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Matinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Governo do Estado, levou a Caravana Cultura Viva para diversos incentivadores da cultura do município, na Baixada Maranhense. O evento foi organizado pelo secretário Gerlan Alves e teve a participação de diversas pessoas da área cultura da cidade de Matinha.

A ação leva cursos de capacitação e palestras para gestores municipais de diversas cidades maranhenses como parte do desenvolvimento da política nacional do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e visa facilitar a autodeclaração dos pontos de cultura e democratizar o acesso à plataforma online Rede Cultura Viva, que pode ser acessada pelo site www.culturaviva.gov.br, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e da Diversidade (SCDC).

Em Matinha, as ações foram realizadas hoje, 27 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos e contou com a participação de grupos culturais divididos em seguimentos como artistas plásticos, tambor de crioula, tambor de mina, bumba boi, farra de caixa e outros. De acordo com o secretário Gerlan Alves, o objetivo do programa é que após o cadastro na plataforma online, o MinC analisa todas as autodeclarações para saber se as entidades cadastradas possuem os requisitos para passar a serem considerados Pontos de Cultura.

“O ponto forte do programa é a orientação e acompanhamentos de grupos e entidades como indígenas, quilombolas, matriz africana, economia solidária, entre outros segmentos, tendo alguns existentes aqui em Matinha, e que realizam atividades culturais e que desejam, por fim, transformarem-se em novos Pontos de Cultura via cadastro na plataforma da Rede Cultura Viva”, disse o secretário.

Os Pontos de Cultura são coletivos de natureza cultural que desenvolvem atividades culturais voltadas para as comunidades, reconhecidos e certificados pelo MinC por meio dos instrumentos da Política Nacional da Cultura Viva. O certificado assegura uma chancela pelo MinC, possibilitando parcerias tanto com órgãos públicos quanto privados, além de contribuir na participação de editais públicos do governo do federal, estadual e municipal.

A equipe da Caravana Cultura Viva, já esteve durante o ano passando mobilizando e realizando o processo de conscientização sobre a autodeclaração nos municípios do Maranhão. Caravana Cultura Viva, também está treinando e capacitando gestores municipais para que possam continuar o trabalho por tempo indeterminados, e assim, ficarem responsáveis por esse processo de divulgação e mobilização em suas respectivas cidades.

Folha de SJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *