Em Matinha, mais de 200 alunos da Rede Municipal de Ensino são formados pelo Proerd

O projeto contra as drogas, realizado nas escolas da rede municipal de ensino Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), formou mais de 200 alunos no município esta semana. A formatura foi realizada na sede da Igreja Assembleia de Deus, e em Matinha é realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Matinha, coordenado pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A mesa de abertura contou com a presença da prefeita Linieida de Eldo; das secretárias Zilda Cantanhede (Educação), Raimunda Barros (Assistência Social), Joana Amorim (Saúde), Vivânia Gonçalves (Juventude); além do vereador Lilico; de professores da escola ‘Joaquim Inácio Serra’ e dos militares Carlos Cesar e Eduardo Evangelista, que representaram a Polícia Militar no ato.

De acordo com a corporação, o objetivo do programa é prevenir a violência e o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. 

O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência, o programa oferece também estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida e atingiu 214 alunos da Rede Municipal de Ensino de Matinha.

A prefeita Linielda de Eldo enalteceu as ações do Proerd, coordenado pelo Cabo Cesar e pela Secretaria de Educação, e destacou os esforços de sua gestão sobretudo a partir do cuidado com as crianças e adolescentes atendidos pela Prefeitura em diversos programas sociais. “Desde que assumimos, fizemos um compromisso com o Proerd, que os ensina a ficar longe de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, porque precisamos de nossa juventude consciente para se tornarem adultos humanos e responsáveis”, enfatizou.

De acordo com o cabo Cesar, o resultado esperado do PROERD é beneficiar o maior número de crianças da rede de ensino para que tenham conhecimentos e habilidades para resistirem ao uso de drogas e ao envolvimento com a violência. “Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de efetuarem escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas”, disse.

Folha de SJB

Uma resposta para “Em Matinha, mais de 200 alunos da Rede Municipal de Ensino são formados pelo Proerd”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *