Segundo o TCE, prefeituras de Matinha e São Vicente Ferrer são exemplos de transparência

Prefeitas Linielda e Conceição

As prefeituras de Matinha e São Vicente Ferrer estão entre as poucas do estado do Maranhão com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado, das 217 prefeituras maranhenses, um pouco mais de 60 se adequaram à Lei de Transparência em 2017.

Governados por duas mulheres, Linielda de Eldo (Matinha) e Conceição Castro (São Vicente Ferrer), os municípios estão aptos a receberem convênios. Para os municípios, estar em situação regular com a Lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas. Esses documentos são fundamentais para a prefeitura adquirir recursos por meio de convênios.

Em conversa com o Blog do Jailson Mendes, as prefeitas disseram que desde o inicio de suas gestões, elas estão preocupadas com a transparência de seus atos, onde mobilizaram funcionários em caráter exclusivo para cuidar desta área. Na Baixada Maranhense, foram poucas as prefeituras a constar na lista de adimplentes, batendo inclusive a cidade de Pinheiro, que aparece na lista de inadimplentes.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira).

Folha de SJB

6 respostas para “Segundo o TCE, prefeituras de Matinha e São Vicente Ferrer são exemplos de transparência”

  1. Vamos entrar no site do TCE e conferir as informações prestadas e descobriremos que se trata de enganação, INFORMAÇÕES FALSAS.

      1. Caro Jailson, com todo respeito e admiração pelo seu trabalho, talvez eu tenha feito uma colocação errada nas palavras, na verdade minha intenção foi chamar a atenção dos leitores para as informações prestadas pelos responsáveis por essas e outras administrações que muitas das vezes não representam a realidade do praticado no dia a dia. Em nenhum momento quis duvidar da sua lisura e imparcialidade. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *